Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, um maior e uma menor, constituídas por moléculas de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas.
80S são ribossomas presentes em célula de eucariotas. Consistem de uma subunidade menor 40S e de uma subunidade maior 60S. Os ribossomas de células eucariotas diferem em várias formas dos encontrados em células de procariotas: são maiores, contêm mais e maiores proteínas, e têm quatro (em vez de três) moléculas de ARN.
A estrutura dos ribossomos assemelha-se a um grânulo, por isso possui uma forma arredondada. É formado por moléculas de RNA ribossômico dobrado, associado às proteínas. ... Eles estão presentes em grande parte no citoplasma (ribossomos livres).
Os nucléolos são responsáveis pela formação de ribossomos.
Os polirribossomos ou polissomos formam-se quando vários ribossomos, antes livres no citoplasma, ligam-se a uma molécula de RNA, sintetizando várias moléculas da proteína correspondente a aquele RNA, ao mesmo tempo.
Os polissomos são formados basicamente por uma molécula de RNAm (RNA mensageiro), associada a um determinado número de ribossomos. Nas células eucarióticas, os polissomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou ligados à membrana do retículo endoplasmático.