Vejamos a seguir como os benefícios do cupuaçu favorecem a saúde e boa forma.
Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Malvaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas.
Também no liquidificador bata a polpa de cupuaçu com a água de coco. Adicione esse creme em cima do açaí....Açaí com cupuaçu
O Cupuaçu contém polifenóis únicos, poderosos fito-nutrientes antioxidantes, além de outros nove poderosos antioxidantes como as Vitamina A e Vitamina C, ácidos gordos essenciais, aminoácidos, fósforo, fibra e as Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B3.
Para realizar esse receita de cupuaçu na tigela você vai precisar apenas de polpa de cupuaçu, água de coco e leite condensado. Esses três ingredientes juntos resultam num creme de cupuaçu maravilhoso, com gostinho suave e que super combina com os dias quentes.
Da fruta fresca, várias receitas Com a polpa da fruta, prepara-se ainda o doce de cupuaçu, em compota, como disse acima, que combina muito com o sabor do chocolate e do cupulate, mas é uma delícia consumido puro, como sobremesa.
O Cupuaçu ajuda no emagrecimento saudável, Além de vitaminas e minerais, a fruta contém a fibra solúvel denominada pectina, que auxilia no emagrecimento, porque produz um efeito sociogênica, encontrado em muitos remédios de combate à obesidade.
Como consumir cupuaçu A fruta pode ser consumida em forma de doces e creme, como é feito com o açaí e o abacate, por exemplo. Com isso, há outras receitas diversas, e seu consumo in natura também é comum.
Para saber se ele está maduro, aperte-o delicadamente, se estiver no ponto certo, ele cederá. Outro truque é tirar o carocinho, que fica na ponta mais estreita. Se embaixo dele estiver preto, a fruta está passada, caso contrário, pode comprá-la.
Ponto de colheita A maturação do cupuaçu é facilmente reconhecida, pois, quando maduro, exala cheiro característico e forte. O fruto se desprende da planta e cai no solo (Figura 3), ocasião em que se efetua a coleta.
Modo de Preparo
Primeiro, abra o cupuaçu. Depois, retire a polpa em volta do caroço da fruta. Então, coloque na água, deixe ferver e vá mexendo a mistura. Pegue uma peneira, coloque sobre uma bacia e jogue a mistura sobre ela.
Isso mesmo, a casca pode ser transformada diretamente em uma espécie de pote para armazenar os bombons ( e o que mais quiser). A outra destinação é moer o material e adicionar a uma resina natural a base de mamona, que não tem impactos, produzindo assim placas que podem ser transformadas em caixas.
Por exemplo, na receita de suco de cupuaçu com água que você verá no próximo tópico, a bebida foi preparada com a polpa, água e açúcar, resultando em uma estimativa de 38 calorias por porção.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas....Creme de Cupuaçu.
Informação Nutricional do Cupuaçu
60 calorias
Por causa das suas fibras, o cupuaçu dá uma grande sensação de saciedade, consequentemente, auxilia no emagrecimento. Assim como o açaí, o cupuaçu também é energético e seu consumo pode ser recomendado para a prática de exercícios físicos.
Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal. Por isso, é um alimento calórico e o problema aumenta ainda mais quando se acrescentam outros ingredientes como leite condensado, que poderá elevar as calorias do alimento para até 700 kcal.
Se usada da forma correta, o açaí pode sim auxiliar na perda de peso. Isso acontece graças ao poder antioxidante e anti-inflamatório e também pela presença de fibras. A dica é optar sempre por consumir a polpa natural da fruta, sem adição de xarope de guaraná ou outro produto ou conservante.
O açaí na dieta é bom para câimbras, assim como a banana Mas o açaí, por exemplo, é melhor ainda para estas dores desconfortáveis! Ele contém altos níveis de potássio, podendo substituir a outra fruta.
De modo geral, o açaí não engorda e pode ser aliado no emagrecimento quando consumido corretamente. O grande problema do açaí na tigela, popularmente consumido, é a adição de xarope de guaraná. Esse ingrediente o torna mais doce e aumenta os níveis de insulina no corpo, estimulando o estoque de gordura.