“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica. Para os três últimos alimentos, recomenda-se o consumo apenas uma vez por semana.
O ph fecal depende da dieta, do teor de gordura nas fezes, da fermentação de açúcares (como a lactose). O ph torna-se mais ácido na presença de intolerância ou má absorção de açúcares e gordura e alcaliniza com a degradação de proteínas.
Como saber se o cocô está ácido? Normalmente, ele está mais líquido e com odor mais forte que o habitual.
Frutas cítricas ou ácidas: por exemplo, abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.
Segundo Giovana, uma alimentação natural e rica em alimentos frescos é recomendada para todos, ainda mais para pessoas com gastrite. "Tente incluir em sua rotina, de 2 a 4 frutas por dia. Boas opções incluem: maçã, banana, pêssego, pera, uva, melão, morango e kiwi.
O Grande problema para quem tem gastrite, e o consumo de alimentos irritativos ou gordurosos. Leites com baixos teores de gordura, como os desnatados ou semi desnatados, são adequados para você.
Qual o melhor tipo de iogurte pra que tem gastrite crônica e úlcera? O melhor iogurte, caso esteja com uma dieta geral (liberada todos os tipos de alimentos, sem restrição), são aqueles naturais desnatados, pois não tem açúcar nem gordura.