Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
Primeiro texto em português surgiu no século XII “Chama-se Cantiga da Ribeirinha e foi escrito por Paio Soares de Taveirós para sua amada Maria Ribeira”, conta Benilde Cianato, professora de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Ela narra a história de um amor não correspondido.
O simbolismo em Portugal teve como marco inicial a publicação da obra Oaristos (1890) de Eugênio de Castro.
Ela tem início no início do século XII com a publicação de texto a Canção Ribeirinha, também conhecida como Canção de Guarvaia, de Paio Soares de Taiverós. Essa obra é considerada o mais antiga da literatura portuguesa.
Gil Vicente
Jerzy Grotowski
Gil vicente foi poeta e dramaturgo português, considerado o “Pai do Teatro Português”.
O teatro de rua surgiu no Brasil primeiramente como parte dos projetos do Centro Popular de Cultura (CPC), criado em 1961 com o objetivo de construir uma cultura nacional popular e democrática reunindo diversos artistas brasileiros.
Modalidade de teatro produzida em espaços exteriores ao edifício teatral, preferencialmente públicos, tais como ruas ou praças.
O teatro de rua caracteriza-se pela utilização do corpo e da voz pelos atores de forma a construir esteticamente no espaço aberto. Pode ser realizado em qualquer espaço público aberto e comumente, abordam temas sócio-políticos ou apresentam relação com as artes circenses.
O teatro é uma arte de representação artística ao vivo que contêm os seguintes elementos: atores, palco e público. ... Porém, o teatro se expandiu para além dos interesses das igrejas e tornou-se uma ferramenta de diversão, entretenimento e reflexão da sociedade.
Características do Texto Teatral
No Teatro de Bonecos, as características destas linguagens tornam-se mais acentuadas e marcantes, como a expressão visual do boneco, a qualidade vocal do ator-manipulador, quanto ao ritmo e entonação da fala do personagem, assim como a sua manipulação com gestos e movimentos calmos, fortes ou bruscos, a fim de ...
Teatro de Formas Animadas!
Os fantoches de mão têm corpo oco, pois é ali que a mão do titereiro se encaixa. A cabeça e os braços do boneco são movimentados pelos dedos do titereiro, que em geral fica escondido, para que o público veja somente o boneco. Normalmente, o personagem é visto da cintura para cima e não tem pernas.