As principais mudanças políticas foram realizadas nos anos de 1964 e 1968, quando foi instaurada a Ditadura Militar no Brasil. ... As principais mudanças foram feitas pelo AI-2, que instaurou o bipartidarismo, fechando partidos políticos e as eleições indiretas para presidente e vice, pelo Congresso Nacional.
Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário. ... Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário.
A democracia é um sistema político baseado na participação de todos os cidadãos, onde o poder do governo parte da liberdade e vontade popular. Já a ditadura é compreendida como o oposto da democracia, nela, os direitos políticos são suspensos ou restritos e o poder se concentra nas mãos de um indivíduo, ou grupo.
em um regime totalitário existe o uso da força, controle do estado sobre as pessoas, unipartidarismo e a falta de tolerância em relacao a oposição. Diferente do totalitarismo, a democracia prega a diversidade de ideias, autonomia das pessoas, e a soberania é exercida pelo povo.
A palavra política está sustentada por uma expressão grega - polis, que quer dizer cidade e a palavra cidadania se fundamenta em um termo latino correlato - civitatem. Esses dois vocábulos nos remetem à vida em sociedade, com suas ações e atuações de direitos e deveres.
Resposta: Democracia: sistema político em que os cidadãos elegem seus dirigete por meio de eleições periódicas. Cidadania:qualidade ou condição de cidadão/( jurídico termo ) condições de pessoa que , como membro de um estado , se acha no gozo do direito que lhe permite participar da vida política.
Resposta: Democracia é um sistema de eleição por votos para eleger um governante, cidadania, ser uma cidadão é comprir os seus deveres e seus direitos, o que liga a democracia, pelo fato de ser um dever votar.
No caminho para a democracia existe a educação para cidadania e, por isso, é importante saber que nos três níveis de engajamento social, mesmo que as receitas sejam diferentes, a educação é o ingrediente comum entre eles. “Uma educação para a democracia bebe na fonte da cidadania”, finaliza a professora.
Onde deve ser desenvolvida a educação para a democracia ? A escola é o locus privilegiado, embora sofra, atualmente, a concorrência de outras instituições -- como os meios de comunicação de massa. A escola continua sendo a única instituição cuja função oficial e exclusiva é a educação.
Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
Votação é um processo de decisão no qual os votantes expressam a sua opinião por meio de um voto de maneira predeterminada. ... A democracia do mundo moderno tem como premissa a existência de um corpo eleitoral periodicamente renovado e de um eleitorado composto por aqueles que têm direito de votar.
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. ... Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. ... Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade.
Cidadania também é interpretado como a condição de uma pessoa como membro de um Estado-Nação. ... Assim, a cidadania brasileira, por exemplo, está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição do Brasil.
RESPOSTA) Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão.
cidadania é o conjunto de um povo que exerce seus direitos. Um belo exemplo de cidadania é a democracia existente hoje no nosso país; temos diversos direitos envolvidos em um único mandato, o direito do voto, temos o direito de cotestar oqur está errado, temos o direito a impcheamant entre outros.
A cidadania pode ser definida como a condição de acesso aos direitos civis, políticos e sociais que permitem ao cidadão desenvolver todas as suas potencialidades, incluindo a de participar de forma ativa, organizada e consciente da vida coletiva no Estado.
7 Maneiras de exercer cidadania
São: o direito à vida, à moradia, à dignidade humana, à saúde, à educação, ao acesso à Justiça, à honra, e várias outras garantias, inclusive de ordem penal. Os deveres, por sua vez, decorrem das próprias relações entre as pessoas na sociedade em que convivem. O principal deles, a meu ver, é o dever de não causar dano.