Esqueleto Axial: compreende os ossos que formam a cabeça, a coluna vertebral e o tórax. Esta porção do esqueleto forma o eixo principal de suporte do corpo e protege o sistema nervoso central (SNC) e os órgãos do tórax.
Através da cintura escapular e da cintura pélvica. No esqueleto axial temos os ossos periféricos, mais laterais como o úmero, radio e ulna, que são os ossos dos membros superiores e o fêmur, tíbia e fíbula, que são os ossos dos membros inferiores, o osso ilíaco também faz parte.
Existem dois tipos de articulações fibrosas: as suturas e as sindesmoses. As suturas são encontradas nos ossos do crânio, e a membrana de tecido conjuntivo observada entre esses é muito fina. As sindesmoses apresentam características similares às suturas, porém não são observadas no crânio.
Qual das opções abaixo contém APENAS ossos do esqueleto axial. Úmero, rádio e ulna. Fêmur, tíbia e fíbula. Patela, escápula e clavícula.
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.