Os vasos gregos são conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.
Os vasos de cerâmica gregos são, na sua requintada elegância de formas e decoração, peças de enorme beleza. Depois, enquanto testemunhos materiais de uma civilização extinta, permitem na sua iconografia perceber em primeira mão um quotidiano que as fontes escritas muitas vezes apenas deixam supor.
A ânfora (ou amphora, em grego) era um recipiente feito em barro, longilíneo, com bojo e com duas asas, com um fundo em forma de cone ou pontiagudo. ... As ânforas, com formas harmoniosas, podiam ser simples ou mais ou menos ornamentadas, chegando algumas a ser verdadeiras obras de arte.
1) Serviam para transporte, geralmente de azeite e vinho. 2) Na parte mais alta da cidade encontra-se a Ágora, que era a praça pública, local de intensa atividade.
substantivo feminino Vaso cerâmico com duas asas que, usado pelos gregos antigos, servia para a conservação e para transporte dos líquidos. [Por Extensão] Qualquer vaso que se assemelhe a esse. [Botânica] Valva de alguns frutos que se abre ao estarem amadurecidos. Etimologia (origem da palavra ânfora).
Significado de Cântaro Vaso com asa, grande e bojudo, de barro ou ferro esmaltado, para líquidos.
Significado de Leme substantivo masculino Superfície plana situada na parte traseira de um barco, ou de um avião, e que serve para dar direção. Ferro que se embebe no vão da fêmea e sobre o qual joga a porta ou janela. [Figurado] Governo, direção.
Eram produzidas no mediterrâneo oriental, mundo grego, Península Itálica, província Gálica, Tarraconense, e, Cádiz e norte da África. Também foram produzidas ânforas em território Lusitano, em épocas mais tardias e geralmente relacionadas com o envase de produtos marinhos ou derivados deste.
8. a) Na ânfora está representada a colheita da uva. O cultivo dessa fruta foi uma importante atividade para a sociedade ateniense. A uva foi largamente cultivada nos campos para a fabricação de vinho.
Zeus
O vaso chamado de ânfora media entre 80 cm e 1,5 m de altura e era utilizado para o transporte e armazenamento de vinho e comida. A palavra grega "ânfora" significa "com duas alças", e a ânfora era um vaso de duas alças para facilitar o transporte.
A argila era geralmente preparada e refinada em tanques de decantação, de modo que diferentes consistências de material pudessem ser obtidas, dependendo dos tipos de vasos a serem feitos com ela.
A Grécia e a beleza ideal O corpo humano belo era aquele que mostrava harmonia e proporção entre as partes. ... Segundo Richard Sennet, historiador norte-americano, para os gregos antigos, a beleza não estava no corpo feminino. A beleza era qualidade do corpo masculino mais especialmente do homem rico, másculo e grego.