Resposta. Resposta: a sociedade era patriarcal e hierarquizada (divididas em camadas sociais bem divididas) existência de um exército forte, número, bem preparada e com excelentes armamentos e estratégicas militares. - três moedas foram usadas oficialmente pelo império romano: denário, Sestércio e soldo.
O latim
As bases de sustentação do Império Romano eram a política e o exército, sendo a política usada para conquistar o apoio de elites locais de territórios que os exércitos romanos haviam conquistado.
As bases do Império Romano eram os escravos, os legionários das várias legiões romanas e as províncias produtoras de alimentos, predominantemente os cereais.
1. Augusta Legion. Também conhecido pelo nome de Legio II Augusta, pode-se facilmente concluir que esta famosa legião obteve seu cognome do lendário imperador da Roma imperial, o próprio Augusto.
A Legião Romana (do Latim legio) era a maior unidade militar do exército romano, contando com mais de 3 000 homens (os legionários) em suas fileiras no início da Era Republicana, chegando posteriormente a ter mais de 5 200 soldados no período do Império, consistido de centúrias como a unidade básica.
Também chamado de miles ("soldado") ou legionários em latim, o legionário romano era, normalmente, um cidadão romano de 17 a 46 anos de idade. Um soldado era alistado numa legião para um tempo de serviço de 25 anos, uma mudança na prática anterior de alistamento para apenas uma campanha (batalha).
A primeira dessas unidades teve a sua base em Roma, e foi conhecida como guarda pretoriana. ... Enquanto as legiões republicanas foram recrutadas mediante levas sobre os cidadãos romanos aptos para a escolha, as legiões imperiais foram recrutadas somente com voluntários.
Os romanos basicamente lutavam em três linhas de manipulares, sempre com espaços abertos entre cada bloco de soldados e entre cada fila de blocos. ... A última linha de blocos de soldados era dos Triarii, os verdadeiros veteranos de guerra, eram lanceiros e ainda lutavam com suas falanges.
Devido ao tamanho poder dessa civilização, as batalhas contra o Império Romano e o Império Bizantino eram constantes. Um desses episódios foi a Batalha de Edessa, na qual o xá (rei) sassânida, Sapor I, derrotou o exército romano e capturou o imperador Valeriano.
O processo de ruralização se deu pelas invasões bárbaras, que amedrontaram o povo europeu, fazendo eles sair das cidades e ir para os campos, lugar mais seguro das invasões. Dava-se início ao feudalismo, que cairia por volta do século XV, 1000 anos de Idade Média.
Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.