2. NOX Variável. Os principais são: Fe, Co, Ni +2, +3.
+2
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,54 u....
Regras Básicas Nox 2) NOX fixo – os elementos da família 1ª possuem NOX fixo igual a + 1; enquanto metais alcalinos terrosos, igual a + 2; Prata, Zinco e Alumínio possuem NOX fixo +1, +2 e +3, respectivamente. 3) O hidrogênio quando ligado a não- metais assume NOX +1 e quando ligado a metais (hidretos) possui NOX -1.
O NOX de substâncias simples é sempre igual a zero. Exemplos: N2, O2, H2, Na, Fe, Al. O NOX de íons é igual a sua carga....A soma dos NOX dos elementos em um íon composto é sempre igual à carga do íon.
Átomos carregados positivamente são chamados de cátions, enquanto os átomos que recebem elétrons, e tornam-se negativos, são chamados de ânions. Podemos determinar a carga elétrica do núcleo atômico ou da eletrosfera por meio do seu número atômico Z.
O elemento ferro apresenta configuração eletrônica [Ar]4s2 3d6 e dois números de oxidação (NOx) mais comuns, 2+ e 3+, com as configurações eletrônicas [Ar] 3d6 e [Ar]3d5, respectivamente.
Em compostos inorgânicos, os Nox que mais aparecem nos elementos são: Hidrogênio: Nox = +1. Halogênios (F, Cl, Br, I): Nox = -1. Oxigênio e enxofre: Nox = -2.
Metais alcalino-terrosos (família 2 ou IIA): NOX igual a +2; Zinco: NOX igual a+2; Prata: NOX igual a +1; Alumínio: NOX igual a +3.
Para calcularmos o número de oxidação, devemos nos basear nas seguintes regras:
- Retira-se os parênteses, multiplicando o índice 3 com os respectivos índices de cada elemento que está dentro do parênteses. Vai ficar assim: Al4P6O21; O Al tem um Nox fixo de +3; O P é o que vc quer saber (x);O oxigênio tem o Nox normalmente valendo -2. x=5.
Número de Oxidação (Nox) indica o número de elétrons que um átomo ou (íon) perde ou ganha para adquirir estabilidade química. Quando o átomo (ou íon) perde elétrons, seu Nox aumenta, quando ganha elétrons, seu Nox diminui. A soma dos Nox de todos os átomos de uma molécula é sempre igual a zero.
Os estados de oxidação mais comuns do manganês são +2, +3, +4, +6 e +7, embora estados de oxidação variando de -3 a +7 tenham sido observados. O íon Mn2+ compete frequentemente com o Mg2+ nos sistemas biológicos.
Resumindo: O Nox do Manganês (Mn) é +7.
Os elementos quando em uma substância simples como O2, H2, possuem Nox = 0. Esse é o caso do I2. No NaI: o Na+ possui carga +1 e para contrabalancear esta carga tal que a soma seja = 0, é necessário que a carga do iodo seja -1.
Sempre abrir. Manganês (Mn)é o nome dado a um metal branco cinzento distribuído em diversos ambientes geológicos, encontrando-se na forma de óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos.
O minério de manganês é considerado material essencial na fabricação de ligas metálicas, combinado, especialmente com o ferro, na produção de aço. Pode ser utilizado ainda em ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo. A reserva mundial de manganês em 2014 foi estimada em 625 Mt de minério ROM (Run of Mine).
O manganês é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e encontra-se largamente distribuído em solos, sedimentos, rochas, água e materiais biológicos. Dentre o grande número de compostos de manganês destacam-se os sais: manganatos e permanganatos, exemplo: permanganato de potássio.
O que é manganês? O manganês é o 12º elemento químico mais abundante da crosta terrestre e seus principais minérios são a pirolusita e a rodocrosita. ... É bastante utilizado em carros e na construção civil, por isso, cerca de 90% de todo o manganês consumido atualmente vai para as siderúrgicas.
Atua como um co-fator para enzimas antioxidantes e é necessária para o metabolismo de carboidratos, lípidos, aminoácidos e do colesterol. Desempenha um papel importante na absorção de cálcio, regulação da glicose no sangue, para a formação óssea, na cicatrização de feridas e na função nervosa.
As principais fontes de manganês são os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. As frutas e vegetais são fontes moderadas.
O manganês é um mineral que o seu corpo necessita em pequenas quantidades. É necessário para o funcionamento normal do cérebro, sistema nervoso e muitos dos sistemas enzimáticos do seu corpo.
Níveis reduzidos de manganês podem causar descontrole do açúcar no sangue e diabetes do tipo 2, o mais comum. Outros problemas decorrentes da falta de manganês são perda de peso, dermatite transiente, náusea, vômito, redução da capacidade reprodutiva e dificuldade no metabolismo de carboidratos.
Estudo premiado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia revela que o manganês, elemento essencial ao metabolismo humano, pode levar a quadros de neurotoxicidade e estar associado a doenças como Parkinson e Alzheimer.
Os benefícios do boro envolvem especialmente manter a saúde dos ossos porque o boro influencia a atividade e absorção de nutrientes, como o cálcio, magnésio e vitamina D, que são nutrientes essenciais para se ter ossos fortes.
Onde o Boro é encontrado?