O pequeno motor, quando girado, transforma energia mecânica em energia elétrica. Dentro dele, na parte mais externa, há uma camada de ímãs, que formam um campo eletromagnético. ... No motor, contudo, a corrente elétrica causa o movimento das bobinas, enquanto no gerador, é o movimento das bobinas que gera a corrente.
Quando os elétrons voltam para seus níveis de energia originais, eles emitem fótons de luz que acertam o fósforo que reveste o tubo, criando assim a luz visível. Por produzir menos calor, as lâmpadas fluorescentes chegam a ser até quatro vezes mais eficientes - e econômicas - do que as incandescentes.
O Dínamo é um exemplo de gerador de eletricidade, um aparelho que transforma energia mecânica em energia elétrica. Sabemos hoje que a variação de campo magnético gera corrente elétrica. No dínamo o imã gira com a bobina ao seu redor.
As máquinas térmicas são equipamentos que apresentam a função de transformar energia térmica em energia mecânica útil e dentre as máquinas térmicas tem-se duas principais classificações, as máquinas térmicas de combustão externa (motores de combustão externa) e as de combustão interna (motores de combustão interna).
Um exemplo simples desse tipo de situação é o que ocorre quando acionamos os freios de um veículo, nesse caso, estamos aplicando uma força dissipativa nas suas rodas, que têm a sua energia cinética convertida em energia térmica. O freio converte parcialmente a energia cinética do veículo em energia térmica.
Por exemplo, a energia da água do rio, do vento ou das marés. Essa energia pode ser transformada em energia elétrica, quando se direciona algum desses fluidos para girar um equipamento elétrico. Na Usina Hidrelétrica (hidro=água), a água do rio faz a turbina girar, transformando a energia cinética em eletricidade.
A energia térmica depende diretamente da temperatura absoluta do corpo, medida em kelvin (K), e também depende da quantidade de graus de liberdade do sistema, isto é: o número de direções nas quais as moléculas podem mover-se, vibrar, oscilar ou até mesmo rotacionar.
Resposta: A energia eólica é obtida através do aproveitamento das massas de ar (vento) para a geração de eletricidade. Esse processo consiste na transformação de energia cinética em energia elétrica. ... Os ventos irão girar as hélices, transformando energia cinética em energia mecânica.
Na turbina eólica, o vento movimenta as pás e faz girar o rotor, que transmite a rotação ao gerador, que, por sua vez, converte essa energia mecânica em energia elétrica.