Esse período é caracterizado pelos seguintes fatores: O surgimento da linguagem, que condiciona todos os esquemas mentais. A possibilidade de falar habilita um esquema mental diferente, no qual a função simbólica é primordial. A criança utiliza símbolos para representar os objetos, os lugares e as pessoas.
O período operatório concreto ocorre aproximadamente na faixa etária dos sete aos onze anos, e é caracterizado como sendo uma fase de transição entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais. Neste período, temos duas ordens de operações: as operações lógico-matemáticas e as operações infralógicas.
Nessa idade a criança já iniciou seu período escolar, coincidindo com o período demarcado em sua evolução mental. Quando a criança atinge a idade escolar, muitas mudanças em seu comportamento são notadas, ela apresenta maior poder de concentração e de trabalho em conjunto.
Período sensório-motor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. As principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Conforme Cunha (2002), Piaget considera que o processo de construção do conhecimento inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto. O primeiro é chamado de Assimilação e o segundo a Acomodação. ...
O alicerce da teoria de Piaget é o equilíbrio. Segundo essa teoria, todo organismo vivo procura manter um estado de equilíbrio com seu meio. Para isso, ele procura superar os obstáculos que encontra em sua relação com o meio. É nesse processo de desequilíbrio e equilíbrio que ocorre o desenvolvimento cognitivo.
Significado de Equilibração substantivo feminino Sentido que permite a permanência em equilíbrio e cujo centro nervoso é o cerebelo (que reage às mensagens do ouvido interno).
A Equilibração reúne o conjunto de capacidades de movimentos estático e dinâmico, o qual inclui o controle postural e de locomoção e também a especificidade da postura ereta. O controle postural depende de um sistema complexo e exige integração da função tônica, da propriocepção e da relação com o espaço.
No caso da acomodação já há alteração nos esquemas do sujeito. ... Um exemplo de assimilação: existe um esquema inicial de preensão (agarrar), mas o indivíduo não agarra todos os objetos da mesma forma, pois estaria sujeito a que alguns caíssem.
São duas atividades opostas nas inseparáveis, reguladas pela equilibração: Page 18 17 A assimilação e a acomodação. Assimilação acontece quando o organismo incorpora ou adota estimulo que não passam a fazer parte de suas características estruturais e funcionais.
Resposta. Explicação: A Assimilacao e Acomodacao apesar de serem opostas eles acontecem simultaneamente o processo de assimilacao vem da incorporacao de um novo objeto ou ideia ao que ja é conhecido, ou seja ao esquema que ja possue.
Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Segundo Wechsler ( 1958 ), a inteligência é a capacidade agregada ou global para agir intencionalmente, pensar racionalmente e lidar de modo eficaz com o meio ambiente. Por sua vez, Hayes ( 1962, in Bailey, 1976 ) avalia a inteligência como formulação de fatores e habilidades aprendidas.
A inteligência, em um sentido puramente etimológico, refere-se a esta capacidade de discernimento”. A inteligência abre caminho para uma maior compreensão da totalidade capacitando o ser humano a transcender o óbvio e superar os limites.
Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...