Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
Em Atenas, a cidadania era restrita aos homens livres que tivessem nascido na cidade. Assim, estavam excluídos, escravos, estrangeiros e mulheres dessa lista de participantes da democracia ateniense, realizada na Ágora, espaço público de participação política.
Os grupos sociais em Esparta eram os os esparciatas, os perieco e os hilotas, sendo o primeiro grupo, os esparciatas, o único com plenos direitos políticos e efetivo poder de decisão na sociedade espartana.
A sociedade espartana era militarista, quase todos os seus costumes e valores estavam voltados para a preparação física e militar do indivíduo. Desde a infância, os espartanos eram educados nesse sentido. ... A estrutura de poder em Esparta também se distinguia do restante das cidades-Estado gragas.
Assim como em outras cidades da Grécia Antiga, em Esparta a religião era politeísta (acreditavam em vários deuses). Arqueólogos encontraram diversos templos nas ruínas de Esparta. Atena (deusa da sabedoria) era a mais cultuada na cidade.
Era considerado cidadão em Esparta somente aquele pertencente a classe social dos esparciatas, os guerreiros da cidade e que desprezavam as atividades como a agricultura e o artesanato. ... Esse era o conceito de cidadania em Esparta.
A educação espartana tinha como objetivo a perfeição física, a coragem e o hábito de obediência às leis, formando soldados ideais,insuperáveis em bravura. Já a educação ateniense tinha como objetivo a formação e desenvolvimento de personalidade dos meninos.
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. ... A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos.
A educação espartana era extremamente voltada ao militarismo, assim como toda a pólis. ... Já a educação ateniense era voltada ao humanismo, com o objetivo de formarem críticos/reflexivos conscientes ao contexto em que viviam.
Resposta. A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. ... Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra.
Resposta: A educação ateniense é a mais parecida com a de atualmente, pois, comparando com a de Esparta, na escola (ateniense) as crianças estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura e etc.