A construção é como quase todas do período: na parte central fica o solar, área comum geralmente com árvores e plantas. Os cômodos ficam ao redor, os quartos são confortáveis e não perderam as principais características. As escadas, o assoalho de madeira, os corrimãos, e até as escápulas das redes são originais.
Oscar Niemeyer
Em 1953, o arquiteto concluiu a maior e mais expressiva obra moderna, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que ficou conhecido não só pelo seu estilo arquitetônico, mas também por ser uma das primeiras obras ricas em pórticos de concreto armado do Brasil.
A Revolução Industrial, ocorrida entre 1740 e meados de 1840, impulsionou e, de certa forma, exigiu novas soluções de arquitetura e engenharia capazes de atender a essa nova configuração de sociedade, com a construção de prédios – públicos e privados – incluindo os primeiros arranhas céus da história, pontes, estradas, ...
Nascido na Alemanha em 1886, este arquiteto marcou e influenciou o século 20 e a arquitetura moderna. Mies Van Der Rohe seguiu uma concepção de linhas puras na arquitetura. ... Deixou o país em 1937 e, nos EUA, foi reconhecido como pioneiro da arquitetura moderna, tendo condições para promover suas experiências.
Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília, a capital do Brasil. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial, com mais de 600 obras pelo mundo.
Representante maior da escola carioca de Arquitetura, Oscar Niemeyer é considerado o arquiteto que plasticamente mais influenciou os arquitetos brasileiros. A ele é atribuído a introdução da curva à arquitetura moderna universal. "A arquitetura moderna mundial era cúbica, reta e muito prismática.
Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. ... Contando com a presença de Le Corbusier, Niemeyer teve a chance de trabalhar junto com o mestre suíço, sendo ele uma grande influência em sua arquitetura.
Além do uso recorrente do concreto armado em seus projetos, uma de suas principais características foram as curvas, pois para o arquiteto elas traziam sensualidade e brasilidade as suas obras.
Os 10 maiores escritórios de arquitetura do Brasil
Começou em 1956 com o Catetinho, a residência provisória do presidente da República, e seguiu, já em 1957, com o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Teatro Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes e a Catedral de Brasília, com vitrais assinados por Marianne Peretti, ...
Porém, por seu valor simbólico, o edifício do Congresso Nacional, projetado pelo arquiteto durante a construção de Brasília e inaugurado em 1960, pode ocupar a primeira colocação desse ranking. ... As três construções monumentais representam o Executivo, o Judiciário e o Legislativo.
Com uma obra influenciada por Le Corbusier, Niemeyer foi um grande artista sendo suas principais obras: Edifício Gustavo Capanema (Rio de Janeiro) Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Belo Horizonte) Sede da Organização das Nações Unidas (Nova York, Estados Unidos)
Oscar Niemeyer assinou cerca de 600 obras.