As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás de cozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleo diesel e óleos lubrificantes, e resíduos como a vaselina, asfalto e pixe.
O refino do petróleo consiste, basicamente, na separação das suas moléculas através do aumento da temperatura a que é submetido. Esse processo elimina ou pelo menos diminui a quantidade de impurezas, devendo ser executado, esse procedimento, dentro de rígidas normas técnicas de qualidade e segurança.
Nas refinarias, os processos físicos e químicos mais utilizados para o refinamento do petróleo são: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica. Vejamos cada um desses: 1. Destilação Fracionada: baseada na temperatura de ebulição das frações.
Por isso, tem pouca utilidade prática ou uso. No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas, sendo produzindo então diversos derivados de petróleo, como lubrificantes, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros.
A exploração do petróleo passa por três etapas principais, que são: prospecção, perfuração e extração.
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.
A extração do petróleo no Brasil acontece em três fases principais: prospecção, perfuração e extração propriamente dita. Por se tratar de uma importante fonte de combustível, todas as etapas requerem muito cuidado dos profissionais.
Entenda como é feita a extração do petróleo do pré-sal A camada do pré-sal fica a cerca de 300 km da costa brasileira. Uma broca penetra cerca de 5.
As condições encontradas para a exploração do petróleo na camada pré-sal apresentam situações como pressão da coluna de água, a acidez e as baixas temperaturas, que podem danificar componentes, prejudicando e encarecendo a extração. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O petróleo do pré-sal não é dos melhores, mas ainda assim é bem superior ao do pós-sal. Hoje, 70% dele é do tipo “pesado”. Ou seja, tem enormes cadeias de carbono em sua composição. Para virar produtos de alto valor, como diesel, gasolina e lubrificantes, essas moléculas precisam ser quebradas em outras menores.
Uma nova técnica computacional, que mescla física e inteligência artificial, desenvolvida por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), promete gerar uma economia milionária na extração de petróleo dos poços do pré-sal.
O “pré-sal” é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho.
Quem descobriu o pré-sal? A descoberta do pré-sal no Brasil foi anunciada no ano de 2006 pela Petrobras. Essa empresa estatal confirmou em 2007 a existência de uma grande reserva petrolífera abaixo de uma espessa camada de sal no litoral do estado do Rio de Janeiro.
Atual situação do pré-sal no Brasil
O pré-sal é uma reserva de petróleo localizada sob uma espessa camada de sal. O pré-sal no Brasil localiza-se entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo. ... O petróleo encontrado nessa região é de alta qualidade e localiza-se numa área de três bacias sedimentares: Não pare agora...
→ Vantagens
A camada pré-sal é um reservatório imenso de petróleo e gás natural em rochas calcárias. ... Para quem não sabe, o petróleo é um importante recurso energético utilizado no mundo nas mais variadas atividades produtivas. Apesar de sua importância econômica, o petróleo não é um recurso natural renovável.
Pré-sal aumenta importância da indústria do petróleo na economia. ... Na análise só da nossa participação, somando a produção de petróleo e gás natural como o setor de refino, o nosso peso na indústria brasileira passou de 9,7% para 13,4%.
O crescimento acelerado da produção comprova a alta produtividade dos poços em operação no pré-sal e representa uma marca significativa na indústria do petróleo, especialmente porque os campos se situam em águas profundas e ultraprofundas.
O petróleo é um recurso estratégico e não renovável. Nosso país ocupa uma posição de destaque e ainda tem capacidade para ampliar as operações. Para ter uma ideia, o Brasil já é o maior produtor de petróleo da América do Sul — o que o faz ter uma importância geopolítica significativa.
O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas.