O que pode substituir o por causa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
1 por motivo, devido, graças, por isso, em razão, dado, posto, em consequência, em virtude, por obra, em atenção, por efeito.
Qual o correto por causa ou por conta?
As duas expressões existem na língua portuguesa e estão corretas. São sinônimas na indicação de uma causa. Embora vários gramáticos e linguistas condenem o uso de por conta de como sinônimo de por causa de, essa acepção se encontra dicionarizada, sendo correta.
Quando tentamos avisar alguém de que algo não é uma boa ideia, porém a pessoa insiste em continuar, não há nada que possa ser feito. O que naturalmente você iria dizer em uma situação dessas é “vá em frente, por sua conta e risco!”.
Como substituir por conta?
2 por causa de, por motivo de, devido a, graças a, em razão de, à conta de, em virtude de, em consequência de, em função de, por obra de, por ação de, por efeito de, a pretexto de, por mérito de, uma vez que, dado que, visto que, já que, posto que, porque.
Por quê ou por causa que?
Pelo que sabemos, a locução correta sempre foi POR CAUSA “DE”, a qual significa “em virtude de”, “em razão de”. Exemplos: Por causa “da” instabilidade do tempo, o navio ainda não partiu.
Porque por causa disso?
Porque (junto e sem acento) é utilizado em respostas para indicar uma causa ou uma explicação. É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações. Porque é sinônimo de: pois, uma vez que, visto que, dado que, por causa de, pelo motivo de.
“Por causa que” ou, pior, “por causo que” não são cabíveis no discurso formal; deve-se empregar o velho e claro e bom “porque”: Não pude ir festa, porque minha minha mãe me mandou aparar a grama do jardim e do quintal.