Por isso, muito mais que se debruçar sobre tarefas burocráticas, a eficácia de seu trabalho está em fornecer orientações claras para todos os trabalhadores, bem como estruturar um ambiente de ambiente corporativo positivo e encorajador.
Mais que atividades pontuais, esse também é um modelo de trabalho que vem substituindo a natureza das operações mais usuais nos negócios, com atividades funcionais repetitivas, permanentes ou semipermanentes para produzir produtos ou serviços.
Embora não seja da área jurídica da empresa, o RH precisa conhecer a legislação trabalhista, que define direitos e obrigações de trabalhadores e empregadores, a fim de evitar problemas com a Justiça e garantir que todos cumpram normas comuns.
A gestão de pessoas está no centro das atividades de RH em todos os tipos de negócio, portanto é a primeira entre as principais disciplinas de Recursos Humanos. Afinal, toda organização precisa de uma força de trabalho forte e integrada, sob a orientação de uma gestão eficiente.
E nessas áreas a maior quantidade de oportunidades costuma se concentrar em funções como Analista de Recursos Humanos; Analista de Treinamento e Capacitação; Assistente de Departamento Pessoal; Consultor de Recursos Humanos; Gerente/Diretor de Recursos Humanos; Gestor de Recrutamento e Seleção; Supervisor de Cargos, Salários e Carreiras.
Psicologia ou RH? Essa é uma grande dúvida de estudantes que se deparam com disciplinas como “Homem, Cultura ou Sociedade”, a qual aparece em inúmeros cursos de graduação. O ser humano, por natureza, é complexo e traz em sua bagagem inúmeras referências advindas do ambiente em que nasceu e cresceu — o que determina comportamentos, hábitos, crenças e formas de convívio em sociedade.
Como você já viu em uma de nossos postagens anteriores aqui do blog EAD Premium Unifacvest, o curso de Gestão RH tem por missão ensinar aos futuros profissionais o conjunto de métodos, habilidades e práticas com o objetivo de desenvolver e potencializar o capital humano de uma empresa, e claro, também gerenciar de maneira eficiente os comportamentos, de modo a aproveitar da melhor forma os diferentes talentos e características dos membros que compõem a equipe de colaboradores. Mas antes de contarmos efetivamente o que se estuda em Gestão de Recursos Humanos, vamos te contar um pouco mais sobre a profissão.
Da mesma forma, o conhecimento de uma língua estrangeira será de fundamental importância ao futuro profissional. Já a fluência em Libras é um diferencial em uma sociedade cada vez mais inclusiva.
Compreender as práticas trabalhistas é fundamental para que o profissional de RH promova, sob conduta ética e responsável, a identificação, a análise, o planejamento e a resolução de situações típicas das atividades da gestão de pessoas como forma de promover a cultura empresarial em consonância com as expectativas da sociedade e do negócio.
Conheça mais sobre o que se estuda alguns dos vários outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest:
Aqui na Anhanguera, o curso de Gestão em Recursos Humanos tem grade curricular otimizada para que sua formação consiga unir excelência na qualidade de ensino a um curto prazo. Dessa forma, você se forma em menos tempo, mas nem por isso seus conhecimentos são menores.
Agora vamos então finalmente responder a pergunta que intitula esse tópico, a faculdade de Gestão de Recursos Humanos EAD tem duração mínima de dois anos, ou 24 meses, como preferir, que são divididos num total de quatro semestres.
Em uma formação que dura apenas 4 semestres, você será preparado para planejar, implantar e coordenar atividades relacionadas à administração de pessoas, e estará pronto para ingressar no mercado de trabalho — ou conquistar uma promoção, caso já esteja trabalhando no setor.
Entre as várias áreas de atuação existentes para um profissional formado em Gestão de RH a distância podemos citar como sendo as principais: Consultoria de Recursos Humanos; Departamento Pessoal; Recrutamento e Seleção; e Treinamento e Desenvolvimento.
Aqui vai uma dica importante: Se alguma instituição vier a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo que o informado no parágrafo anterior, ou seja, desconfie e não aceite, pois esse é um descumprimento muito grave às normas impostas pelo Ministério da Educação (MEC), que pode te causar problemas, já que nesse caso o diploma não terá validade.
Empolgou-se para começar logo o seu curso superior em Gestão de Recursos Humanos? Então, conheça todas as formas de ingresso e seja um aluno Unopar!
Sustentabilidade é uma das palavras-chaves do século XXI, o que envolve Responsabilidade Social e Ambiental. A Responsabilidade Social se debruça sobre a discussão de um sistema de pautado pela ética, no qual as decisões e as ações devem ser eticamente validadas antes de prosseguir ― já que causam impactos dentro da empresa, na sociedade e no próprio meio ambiente.
Como você pôde perceber, o curso de Gestão de Recursos Humanos traz matérias que dão cancha uma atuação múltipla. Ainda, o mercado está cada vez mais em alta, em busca de profissionais qualificados, capazes de trabalhar nas mais diferentes frentes e contribuir para a boa reputação e a alta competitividade das empresas diante do cenário atual.
O profissional pode atuar em empresas de porte pequeno, médio ou grande, e em cada situação precisa fazer a gestão de cargos e de salários dos colaboradores. É ele quem administra benefícios e organiza planos de carreira na empresa.
Sendo uma formação da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o curso de Gestão de Recursos Humanos pode ser feito, dependendo da unidade mais perto de você, em uma das três modalidades:
E a boa notícia é que na Unopar é possível cursar a graduação em Recursos Humanos Semipresencial, assim você consegue estudar com toda a flexibilidade que deseja, alcançando o desempenho que o mercado exige.
A Responsabilidade Ambiental, por sua vez, complementa-se à Social, ao passo que compreende o uso sustentável de matérias-primas e recursos naturais, para a promoção do respeito ao meio ambiente, com medidas para reduzir a poluição e a degradação de habitats. O objetivo é garantir que a empresa execute suas operações com o mínimo impacto ambiental possível.
8 habilidades que o mercado exige de um gestor hoje em dia
Dez características de um ótimo gestor
Conheça 10 princípios ou características fundamentais que os gestores devem possuir nos próximos anos:
Para ser um gestor de excelência, o profissional deve ser exemplo para os colaboradores à sua volta, ou seja, ele deve possuir um comportamento e conduta de acordo com os valores da empresa, ter coerência em suas palavras, inspirar confiança e ser transparente em suas ações.
Como ser um bom líder
As empresas esperam também que os seus líderes sejam competentes, decisivos e visionários. Líderes que saibam apreciar e resolver qualquer assunto, que tenham aptidão, idoneidade, presunção de igualdade, que saiba lidar e solucionar conflitos, que saibam decidir com assertividade e tenham visão de futuro.
Mas, afinal, o que se espera de um líder? Para que um líder corresponda, não somente às expectativas organizacionais mas também de seus parceiros e liderados, ele deve possuir foco nos resultados, buscar a vitória e a perfeição, exercer autoridade, porém sem se descuidar das pessoas e de suas emoções.