Desvantagens da estrutura funcional demasiada especialização dificulta a interdisciplinaridade das funções; diminui a visão global da empresa; dificulta a tomada de decisão; líderes têm menos poder hierárquico, o que leva a perda de autoridade (e dificulta a aceitação de mudanças pelos empregados).
De modo geral, a organização linha-staff é um estilo organizacional criado para acolher as necessidades das empresas. A intenção desse estilo é especializar as várias áreas que existem dentro de uma organização e fazer com que os profissionais de cada área consigam obter mais foco em suas tarefas diárias.
Entre os profissionais envolvidos, estão o preparador de elenco, figurinistas, compositores de músicas para o espetáculo, produtores, iluminador, produtores e sonoplasta.
A autoridade de linha é uma autoridade de comando, de direção e de decisão, enquanto a de staff é mais estreita e representa basicamente uma relação de comunicação e de assessoria e assistência. Dá-se o nome de linha aos órgãos incumbidos de realizar a missão primária da organização.
As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, pois são elas que gerenciam e comandam a empresa; são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa.
Agir com humildade, sabendo escutar e estar próximo dos seus empregados é uma forma de criar uma relação de confiança com eles. Já o funcionário deve obedecer às orientações do seu líder, ser responsável por suas atividades e usar seus conhecimentos e habilidades para fazer um trabalho eficiente.
ITENS MAIS VALORIZADOS Ao serem perguntados o que os funcionários mais valorizam em seu ambiente de trabalho, a pesquisa obteve as respostas ao lado. 56% dos pesquisados responderam que Desenvolvimento profissional é o item mais importante, seguido por qualidade de vida (30%) e remuneração e benefícios (11%).