a)o emprego das consoantes mudas que são proferidas em uma pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então que oscilam entre pronúncia e omissão: aspecto/aspeto, cacto/cato, caracteres/carateres, dicção/dição, facto/fato, sector/setor, ceptro/cetro, concepção/conceção, corrupto/corruto, recepção/receção.
Em um sistema de escrita alfabético, uma letra muda é aquela que, em uma palavra particular ou em todo o sistema, não corresponde a qualquer som.
As consoantes mudas ficam sempre junto a sílaba que as antecede. Veja: he- li - cóp- te- ro.
SEPARAR EM SÍLABAS
Devem ficar separadas
As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as. Os ditongos e tritongos devem pertencer a uma única sílaba. Então, não se esqueça disso: nunca os separe.
A palavra família, terminada em -ia, é considerada por alguns gramáticos como paroxítona e por outros como proparoxítona. Isso porque alguns consideram -ia um ditongo crescente, outros consideram -ia um hiato. É uma palavra paroxítona se for considerado que é formada por um ditongo: fa-mí-lia.
A resposta é simples: "família é acentuada porque se trata de uma palavra paroxítona terminada em ditongo crescente "ia". A separação silábica se faz de um único modo: fa-mí-lia.
Família ou familia: tem acento?
Para a palavra família temos o seguinte acróstico:
Assim, uma família moderna pode ser constituída pelos pais com filhos adotados e próprios, formada por pais que adotam os filhos da outra parte e mantém uma boa relação com os seus ex, etc. ... Isto implica costumarem ser famílias pequenas, formadas por casais que têm um ou dois filhos, não mais.
Hoje em dia não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos, nos dias atuais existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas ...