EQST

Quais As Causas Que Excluem A Responsabilidade Civil E Penal?

Quais as causas que excluem a responsabilidade civil e penal?

Sua excludentes são: culpa exclusiva da vítima; culpa exclusiva de terceiro; e caso fortuito e a força maior. Quanto a excludente devido a culpa exclusiva da vítima, a questão passa a ser abordada a partir da jurisprudência. Neste ponto, esclareceremos em quais situações há excludentes da responsabilidade civil.

O que é responsabilidade civil penal e administrativa?

A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade. ... A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função. Art. 125.

O que é um ilícito administrativo?

O ilícito administrativo disciplinar é toda conduta do servidor que, no âmbito de suas atribuições ou a pretexto de exercê-las, contraria dispositivo estatutário.

O que é falta residual no Direito Administrativo?

Resta saber o sentido exato da expressão falta residual, ou seja, se designa apenas resíduo administrativo, infração disciplinar, falta disciplinar ou se designa também aquilo que restou do ilícito penal, não provado suficientemente na esfera judiciária.

O que é ilícito tributário?

A idéia de infração ou ilícito relaciona-se com o não cumprimento de determinadas prestações. Por infração tributária ou ilícito tributário, entende-se todo e qualquer comportamento, omissivo ou comissivo, que represente desatendimento de deveres jurídicos previstos em normas que cuidem da tributação.

O que é crime contra a ordem tributária?

Os crimes contra a ordem tributária estão previstos na Lei nº 8.

Quando ocorre o lançamento tributário?

O lançamento por declaração caracteriza-se quando a constituição do crédito tributário pela autoridade administrativa só ocorre após a prestação de informações pelo sujeito passivo sobre a ocorrência do fato gerador.

Qual o tipo de lançamento do Itcmd?

O lançamento do ITCMD se dá, em geral, por declaração, ou seja, o contribuinte presta informações ao Fisco, as quais são indispensáveis para o lançamento, e este então o realiza. Ocorre que, ultimamente, tem se tornando muito comum o lançamento de ofício do ITCMD pela Fazenda Pública, com base no art. 149 do CTN.

Qual o tipo de lançamento do ICMS?

c)Art. 150: lançamento por homologação, que é feito pelo sujeito passivo. Essa é a modalidade de lançamento mais comum. É utilizada na arrecadação dos principais tributos brasileiros: o IPI e o ICMS.

Quais são os impostos por homologação?

Como exemplos de tributos sujeitos a esse tipo de lançamento, temos: ICMS, ISS, IPI, imposto de renda, ITCMD, PIS e COFINS e os empréstimos compulsórios.