Comece retirando toda a membrana fina e branca que recobre a carne. ... Na hora de temperar, lembre-se de usar poucos condimentos e passe longe do limão ou vinagre (eles deixam sua carne rígida!). Não deixe muito tempo na panela e use uma frigideira bem quente e com pouco óleo! Cuidado ao manusear o fígado.
Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.
Corte o fígado já fatiado e lavado em tiras, coloque em uma panela onde vai temperar. Coloque o sal a gosto, a pimenta-do-reino e por último o alho, mexa bem até que todas as tiras do fígado tenham pego o tempero, deixe na geladeira por 15 minutos.
Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender. Meia hora antes de cozinhá-los, coloque-o de molho no leite. Você deve usar cerca de 8 colheres (sopa) para cada quilo de bife.
Por que o fígado é amargo A amargura causa bile, que é encontrada no fígado. Não é necessário que ela exploda, se espalhe. Um sabor desagradável aparece sem ele. O fígado de porco tem um gosto maior, por isso é mais barato pela metade.
Depois de limpar o fígado, você deve temperá-lo bem para que não fique com um sabor forte. Para isso, você pode usar molho inglês, mostarda, sal, pimenta-do-reino, alho, etc. Deixe o fígado tomando gosto no tempero por pelo menos 1 hora.
O fígado, seja de vaca, porco ou frango, é um alimento muito nutritivo que não só é uma fonte de proteínas, como também é rico em vitaminas e minerais importantes, podendo trazer benefícios para o tratamento de alguns problemas de saúde, como a anemia.
Os miúdos, e principalmente o fígado, contém vitamina C, que aumenta a absorção de ferro; vitamina A, na forma de retinol, que é necessária para o crescimento e ainda para pele e olhos saudáveis; vitamina B12 / riboflavina, que libera energia do corpo; e vitamina B6, que melhora o metabolismo das proteÌnas e mantém ...
Benefícios para a saúde O fígado é um alimento rico em nutrientes, uma excelente fonte de vitamina B12, vitamina A, cobre, folato, riboflavina, selênio e zinco; é uma ótima fonte de niacina, ácido pantotênico, fósforo, proteína, vitamina C e vitamina B6; boa fonte de ferro e tiamina.
Não é preciso cortar totalmente o bife de fígado da alimentação, mas o consumo em excesso pode ser prejudicial. O ideal é não ingerir mais do que uma vez por semana, de preferência aliado a uma alimentação equilibrada e rica em frutas.
Ela pode ser causada por deficiência de ferro, de vitamina B12, por destruição dos glóbulos vermelhos e por muitos outros fatores . Todas as variações, no entanto, trazem a mesma complicação: a dificuldade de oxigenação no organismo o que pode ter efeitos graves, como falhas no funcionamento do cérebro ou do coração.