Para separar totalmente álcool etílico, ou seja o etanol da água é preciso um processo de destilação, porém não é tão simples quanto pode parecer. Porém este processo de destilação simples, chega no máximo a 95,6% de etanol puro, sendo o restante água que não foi absorvida.
O etanol não é um produto encontrado de forma pura na natureza. Para produzi-lo, é necessário extrair o álcool de outras substâncias. A forma mais simples e comum de obte-lo é através das moléculas de açúcar, encontradas em vegetais como cana-de açúcar, milho, beterraba, batata, trigo e mandioca.
Everclear
Conheça as 6 cachaças mais caras do Brasil e saiba por que valem o que custam
Enquanto o teor alcoólico do gin vai de 40% a 50%, o da vodca fica em torno de 40% e, sendo assim, apesar de ser menos calórica, há mais chances de ela ser consumida em maiores quantidades – e isso faz com que os valores energéticos acabem equiparados.
Confira abaixo o resultado completo por categoria:
de 63 a 70
A graduação alcoólica da cachaça é um pouco menor da aguardente de cana. Varia de 38% a 48% de teor de álcool à temperatura de 20ºC. Além disso é obtida apenas da destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.
48%
quarenta e oito por cento