Quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão mais afetado. Como a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes – um quadro que leva ao sofrimento do músculo cardíaco, podendo ocasionar o infarto.
1. Como controlar a pressão alta
A hipertensão arterial de difícil controle, também chamada de hipertensão resistente, é aquela que não consegue ser controlada mesmo com múltiplos medicamentos anti-hipertensivos. Pacientes que permanecem com a pressão arterial descontrolada de forma crônica apresentam elevado risco de doenças cardiovasculares.
Variação da pressão arterial é considerada normal “Cada vez que medimos a pressão arterial o valor será diferente. Normalmente ela é mais alta pela manhã e costuma ser mais baixa durante o sono.
A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.
Quando a pressão apresenta números diferentes disso, acontece o quadro de hipertensão (alta) e hipotensão (baixa). Confira a tabela, a seguir, que ajuda a entender melhor: pressão alta: níveis superiores a 14 x 9; pressão baixa: níveis inferiores a 9 x 6.
A pressão arterial aumentada somente à noite é considerado importante fator de risco cardiovascular. A consulta se torna necessária para saber da média durante todo o sono (não somente ao acordar na madrugada), bem como é possível investigar a qualidade do sono por método adjacente.
Tratamento da pressão baixa
O que fazer quando a pressão está baixa (hipotensão)
Os intestinos exigem uma grande quantidade de sangue para a digestão. Quando o sangue flui para os intestinos após uma refeição, a frequência cardíaca aumenta e os vasos sanguíneos de outras partes do corpo se contraem para ajudar a manter a pressão arterial.