Não tem nada a ver com o cérebro Ao contrário do que se pensava até hoje, o fato de pessoas serem destras ou canhotas é determinado na formação biológica, antes mesmo de nosso nascimento. Aliás, é na coluna vertebral que essa diferença genética acontece.
Cerca de 10% da população humana é canhota, mas ninguém sabe ao certo por que isso é tão raro. Ser canhoto é provavelmente o resultado de uma combinação de fatores, incluindo genética, evolução e até mesmo hormônios pré-natais.
Hoje se estima que existem cerca de dez canhotos em cada cem pessoas de qualquer população. Isso comprova: os canhotos são minoria no mundo. Mas uma minoria de 500 milhões de pessoas. O que não se sabe é quantas pessoas usam a mão direita forçadas por pressões do ambiente.
Os destros têm um hemisfério esquerdo predominante, enquanto os canhotos têm o hemisfério direito a predominar. ... Também é verdade que muitos canhotos se tornam ambidestros, porque, tendo nascido com mais habilidade à esquerda, treinam a direita.
Canhotos são aqueles que desenham, pintam, rabiscam e realizam outras atividades com a preferência pela mão esquerda. Os que preferem expressar a sua arte com a mão direita são os destros, já os ambidestros usam as duas mãos.
É somente a partir dos 6, 7 anos mais ou menos que você poderá saber o seu filho é de fato, destro ou canhoto. Para descobrir se o seu filho será destro ou canhoto, é possível fazer o chamado “teste de Harris”, com o qual se verifica a lateralidade da criança através de suas mãos, pés, olhos e ouvidos.
De acordo com desenhista Eliana Tailiz, a prática da ambidestria é positiva. Isso porque pode melhorar a inteligência e a coordenação motora, já que estimula a atividade do cérebro.
Isso porque antes desse período ele é ambidestro, ou seja, é habilidoso com ambas as mãos. É quando atinge aproximadamente os dois anos de idade que a criança irá demonstrar sua predileção inicial por uma das mãos, ainda que esteja em desenvolvimento.