Havia duas principais razões para o interesse dos Macedônios, na época de Alexandre, o Grande, em conquistarem o Império Persa: uma era econômica e estratégica e a outra era cultural.
Alexandre contribuiu para a difusão da cultura grega no Oriente. Suas conquistas aproximaram Ocidente e Oriente, dando origem a uma nova cultura, a helenística, resultado da mistura das culturas ocidental e oriental.
Ele foi um importante rei da Macedônia, que viveu no século 4 a.C. Em apenas 33 anos de vida, Alexandre, o Grande – também conhecido como Alexandre Magno ou Alexandre III -, formou um enorme império, que ia do sudeste da Europa até a Índia. Por isso, ele é considerado o maior líder militar da Antiguidade.
A Macedônia exerceu dois papéis durante o Mundo Antigo: foi responsável por uma (breve) unificação das Cidades-Estado gregas em uma única unidade política (o Império Macedônico) e pela divulgação desta cultura pelo Oriente Próximo, norte da África e mesmo a regiões até então desconhecidas, como o atual Paquistão.
A civilização helenística foi o resultado da fusão de diversas sociedades, principalmente grega, persa e egípcia. A grande obra de Alexandre Magno no plano cultural sobreviveu ao esfacelamento de seu império territorial.
O principal trunfo do exército macedônico foi a criação das falanges. As falanges eram unidades militares formadas por soldados armados de elmos, escudos e lanças, dispostas de forma geométrica, o que garantia um eficiente ataque e uma sólida defesa.
junho de 323 a.C.
Leo Schep
Em 332 a.C. fundou, no Egito, Alexandria cidade que viria a converter-se num dos grandes focos culturais da Antigüidade. Um ano depois, Alexandre enfrentou novamente Dario 3º na batalha de Gaugamela, cujo resultado determinou a queda definitiva da Pérsia em poder dos macedônios.
De acordo com a National Geographic, os historiadores modernos concordam que o antigo rei foi enterrado em Alexandria, no Egito. Quando morreu aos 32 anos, os seus conselheiros enterraram-no inicialmente em Memphis, no Egito, antes de decidir movê-lo para Alexandria.
32 anos (356 a.C.–323 a.C.)
Sua habilidade militar, conciliada com sua excelente educação, obtida com preceptores renomados (tais como Aristóteles), fez de Alexandre um grande general (como seu pai), mas também um grande administrador e valorizador da cultura.
Como é a morte de Alexandre, na novela 'A Viagem'? O vilão tira a própria vida depois que arruma confusão na cadeia e leva uma surra dos demais detentos. Já na enfermaria, Alexandre toma uma série de remédios e acaba morrendo.
Em A Viagem, o Mascarado se chama Adonay. ... Com o decorrer da história, vem a explicação que ele usa a famosa máscara na novela A Viagem porque ficou com o rosto desfigurado depois de um acidente. Ele foi abandonado por Carmen (Suzy Rego), que não sabia que se tratava de seu ex-namorado.
O primeiro é Alexandre (Guilherme Fontes), o grande vilão da produção. Após ser preso e condenado a 18 anos por homícidio, o marginal acaba cometendo suicídio na cadeia no capítulo 39.
Só que a atriz teve que se ausentar por tempo indeterminado das gravações para realizar uma operação. “A grande preocupação da atriz era o desfecho da sua personagem. Ela não queria, de maneira nenhuma, morrer na trama e eu prometi a ela que não iria acontecer”, explicou Solange.
Alexandre vai morrer no capítulo 39 da novela, após ser agredido por outros presos, ir para a enfermaria e, escondido, tomar vários analgésicos, cometendo suicídio.
Surpreendentemente, o público saberá quem é o pai do filho da jovem somente ao fim da novela: durante um café da manhã, Zeca se revelará como Eros à Sofia - ou seja, ele sempre foi o pai verdadeiro.
Após aprontar muito durante a novela, Ismael monta um plano de fuga com sua namorada, Regina (Mara Carvalho). No capítulo 138, eles planejam fugir de helicóptero, mas a polícia aparece. Ismael leva um tiro. No episódio seguinte, o piloto da aeronave leva um tiro e morre.
Na reta final, foi revelado que Mascarado se chamava Adonay e era um ex-namorado de Carmen (Suzy Rego). Ele tinha ficado com o rosto desfigurado após um acidente e não sabia como revelar isso a ela e pedir uma segunda chance no amor. Houve uma cena em que Adonay finalmente tirou a máscara e deixou Carmen chocada.