"Em muitas regiões brasileiras, principalmente rurais e no interior, a exemplo do Pantanal, é comum comer carne de roedores como capivara, cutia, preá e até mesmo jacaré", explica Paulo Olzon, clínico e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Não crie os animais sozinhos nas gaiolas, pois eles gostam da companhia de outros porquinhos. Mas também não deixe mais que um macho por gaiola, para evitar brigas. CUIDADOS - Fáceis de criar, os porquinhos-da-índia demandam poucos cuidados. Não necessitam de vacinas nem vermífugos.
O preá (Cavia aperea), um roedor silvestre exclusivo da América Latina e muito comum no Interior do Estado de São Paulo, é geralmente considerado um representante de uma espécie ancestral que, domesticada há cerca de 3000 anos nos Andes, deu origem à cobaia (Cavia porcellus), popularmente conhecida como porquinho-da- ...
Lembre-se de sempre manter água limpa e fresca em seus bebedouros e varie seus alimentos. Uma ração específica para o animalzinho, vegetais frescos e algumas frutas. Seus dentes incisivos crescem continuamente. Por isso, ofereça ao bichinho objetos para serem roídos, como blocos de madeira.
“O porquinho não tolera muito o calor. Para eles, o ideal é viver em ambientes com temperaturas abaixo dos 25 graus”, orienta. Para alojar o porquinho-daíndia, recomenda-se a procura pelo local mais fresco da casa, mas que não contenha correntes de vento, o que pode causar doenças respiratórias no animal.
Então acabe que muita gente acha que preá do reino e porquinhos da índia são o mesmo animal, mas não são. Cavia aperea, também chamado de preá ou bengo, é um roedor de ampla distribuição na América do Sul, do gênero Cavia, família dos caviídeos.
Porquinhos da índia são pequenos roedores que necessitam de bastante espaço e atenção. Acostumado viver em bando, não se adapta muito bem vivendo sozinho, ou seja, se deseja adotar um porquinho da índia, o melhor a fazer é adotar logo dois, uma vez que eles não exigem muita atenção.
Fale para ele andar em círculos. Esse comando pode ser treinado com o porquinho-da-índia dentro ou fora da gaiola. Segure um agrado em sua mão e deixe-o se aproximar de você. Assim que o animal estiver na sua frente, faça um movimento de círculo com mão, dizendo “girar”.
Se ouvir o seu porquinho-da-índia gritar com frequência, não se preocupe, por certo são estes pequenos animais a fazer os sons ou ruídos peculiares, comuns quando se sentem felizes, com raiva, assustados ou simplesmente se estiverem com fome.
O primeiro mandamento para manter um porquinho saudável é ter sempre água fresca e limpinha nos bebedouros e oferecer alimentos variados que componham a pirâmide alimentar dele: ração específica da espécie e feno (componentes básicos), vegetais frescos (como escarola e couve) e algumas frutas (por exemplo, melancia e ...
É importante que seu porquinho da índia tenha espaço na sua casa nova, que permita a ele estar confortável no seu dia dia, portanto a gaiola ou cercado deve ser pensada e escolhida com cuidado, opte por modelos que tenham paredes vazadas para que o interior da casinha não fique muito quente, afinal, eles são pets muito ...
Que brinquedo porquinho-da-índia gosta?
O porquinho-da-índia que se exprime por murmúrios está feliz e satisfeito, como por exemplo, quando o dono o acaricia. O chilrear, que se verifica normalmente à noite, significa que o animal está nervoso ou com medo de alguma coisa.
Sintomas de problemas respiratórios em porquinhos da Índia Vamos observar sintomas característicos, como espirros ou corrimento nasal e ocular. É importante ir ao veterinário, uma vez que estas infecções respiratórias, se não forem tratadas, podem levar à pneumonia.
A leptospirose é causada por uma bactéria presente na urina de ratos. Se o porquinho não tem contato com ratos de esgoto, então ta tudo bem. A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada pelo vírus da raiva que se instala e se multiplica. Seu animal tem que ser infectado antes de infectar você.
O seu porquinho-da-índia parece entediado, infeliz ou deprimido? Esses animais conseguem demonstrar sintomas bem parecidos com a depressão, que incluem inatividade e perda de apetite, quando não recebem os devidos cuidados e estímulos. Você tem que prestar bastante atenção ao seu pet!
Quando o fim da vida do porquinho-da-índia estiver próximo, você poderá notar alguns sinais....Parte 1 de 3: Reconhecendo se o porquinho-da-índia está morrendo
Os porquinhos-da-índia não são adeptos de longas horas de sono. Em vez disso, eles tiram breves sonecas tanto de dia quanto à noite.
Ofereça bastante entretenimento ao porquinho-da-índia.
Mime ele e fale com ele toda vez que você passar pela casinha dele e pegue-o, se você puder, mas não faça isso se for a pedido de estranhos, porque porquinhos-da-índia são animais muito delicados e sensíveis e podem ficar com muito medo de estranhos.
Durante quanto tempo posso deixar um porquinho-da-índia sozinho sem o prejudicar? Se não tiver alternativa, pode deixar o seu porquinho-da-índia sozinho por dois dias, desde que deixe comida e água suficientes. Não é a situação ideal, mas por vezes não há modo de a evitar.
Sente-se no chão, pegue-o e faça carinho bem de leve. Mantenha a calma. Se ele ficar assustado, coloque-o de volta na gaiola antes que ele morda você.
Os porquinhos raramente mordem as pessoas com agressividade. O que geralmente ocorre é que eles mordiscam como forma de interagir. Filhotes costumam mordiscar e morder mais como forma de explorar coisas novas e testar limites. Alguns motivos para porquinhos morderem são dor, medo, insegurança, desconforto.
“Este surto é um lembrete de que os roedores domésticos, como os porquinhos-da-Índia, independentemente de terem sido comprados ou adotados, podem estar contaminados com a bactéria Salmonella, mesmo que estejam aparentemente saudáveis e limpos”, alertaram os CDC no site.
Nomes criativos para porquinho da índia
De acordo com essa versão, os porquinhos são chamados de Fifer Pig, Fiddler Pig e Practical Pig que no Brasil receberam os nomes de Cícero, Heitor e Prático. Na série espanhola Sandra, detective de cuentos, Sandra e Fo salvam os três porquinhos do lobo mau em plena noite.
Uma opção muito simples à qual você pode recorrer se não for especialmente habilidoso é uma bola de papel. Para fazer esse brinquedo para porquinho-da-índia, não tem muito segredo, basta amassar uma folha de papel e fazer uma bola. O porquinho vai gostar de arrastá-la por todo seu espaço e tentar desdobrá-la.