A bardana tem ação adstringente, antiinflamatória, antimicrobiana, anti-seborréica, anti-séptica, bactericida, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, fungicida, sudorífica e tônica. Com suas propriedades combinadas, a ingestão da bardana, como alimento ou em chá, tem ação depurativa para o sistema hepático.
A bardana é uma planta muito conhecida na Europa e tem ação muito eficiente no combate à caspa, controle de oleosidade e queda de cabelo. Possui ação antibiótica, hipoglicemiante, depurativa e alcalinizante, diurética, sudorifera, anti-dispeptica e tônico capilar.
A Bardana é atualmente cultivada no Brasil e suas raízes são comercializadas em feiras e lojas especializadas em culinária japonesa. Esta é mais uma das plantas com seus inúmeros benefícios, que a natureza nos ofereceu.
Ao promover a desintoxicação, o chá também colabora para a perda de peso. O chá deve ser feito com a infusão de 3 colheres de sopa de bardana em 1 litro de água fervendo. Desligue o fogo e deixe a mistura tampada por 5 minutos antes do consumo.
4 chás para secar a barriga mais rápido
Originária do Japão, a bardana é conhecida pelos seus efeitos cicratizantes e no tratamento de furúnculos, abscessos, acne e terçol. É uma planta bianual, herbácea, que pode atingir 1 ou 1,5 metro de altura. As folhas são ovais e as flores podem ser encontradas nos tons azulados ou arroxeados.
Para que serve a Bardana e como usar. A Bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de problemas dermatológicos, como acne ou eczemas, por exemplo.
Um ótimo remédio caseiro para espinhas é passar o chá de bardana na pele, porque esta planta medicinal melhora a função das glândulas sebáceas e possui propriedades antissépticas que ajudam a limpar a pele de forma adequada.
Cortar a raiz de bardana em fatias muito finas, colocá-las dentro da garrafa escura com o óleo de sésamo e deixar ao sol durante 3 semanas, agitando diariamente. A seguir, coar a raiz e utilizar o óleo para massagear o couro cabeludo diariamente.
Extrato de óleo de raiz de bardana, que também é conhecido como o extrato, óleo de raiz de bardana ,é um dos mais tratamentos mais eficazes para o couro cabeludo. Este extrato pode melhorar as condições do couro cabeludo, tais como perda de cabelo e caspa.
Como fazer: coloque a água filtrada em uma panela no fogo e, quando começar a ferver, adicione as folhas de louro e de eucalipto. Apague o fogo imediatamente e tampe a panela. Depois que a mistura esfriar, adicione o vinagre de maçã.
Modo de preparo
Como fazer:
Modo de usar Aplique o oléo de alho nos cabelos, massageando bem o couro cabeludo, comprimento, e pontas, sempre dando atenção as partes mais danificadas. Em seguida coloque uma touca, ou se preferir envolva os cabelos com um pano.
Tônico para Fortalecimento de Cabelos. Contém extrato de alho. Meio embalagem: Fortalece a raiz e auxilia no combate a caspa, queda e excesso de olesidade.
Se der tudo certo aplique no couro cabeludo a quantidade de uma aplicação indicada no tubo, massageando com suavidade a raiz. Deixar agir por no mínimo duas horas, mas para melhores efeitos aconselho dormir com o produto no cabelo. Tem que usar o tônico 3 vezes por semana durante 3 meses.
De acordo com a dermatologista da Clínica Vitalli, Cintia Guedes Mendonça, o uso de xampu e tônico de alho ou até mesmo de hidratação de alho para cabelos não melhora os fios, já que os benefícios da planta só são obtidos por ingestão oral. ...
Tônico de alho, fortalecimento combate à queda , a oleosidade ! aplique antes de lavar os cabelos deixe agir 2 horas , use 3x na semana por 3 meses.
O tônico capilar deve ser usado antes ou depois da lavagem e pode ser aplicado nos fios uma ou duas vezes por dia. Depois de aplicar na raiz dos fios, massageie bem a região para ativar a circulação sanguínea e melhorar a absorção do tônico.
O ideal é utilizá-lo, em média, uma ou duas vezes ao dia em três dias da semana, aplicando diretamente no couro cabeludo. Normalmente, devem ficar no cabelo por no mínimo 3 horas (tempo médio de ação), então você pode usar – por exemplo – antes de dormir.
O tônico pode ser aplicado durante ou após a lavagem, de preferência duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Como o produto age apenas no couro cabeludo, os fios podem estar úmidos ou secos.
Frutas cítricas ajudam a proteger as fibras de colágeno na raiz e nos fios. Laranja, morango, mamão, tangerina e até mesmo o pimentão amarelo devem fazer parte da dieta para fazer o cabelo crescer. As frutas cítricas são riquíssimas em vitamina C - ou seja, são uma super fonte de antioxidantes.
Descubra as melhores vitaminas para o cabelo crescer
Se você perceber que seu cabelo está demorando a crescer, pode tentar (re)introduzir à dieta alimentos que são boas fontes de proteínas, como peixe, frango, carne magra, ovos, feijão, quinoa, tofu e leguminosas, segundo a dermatologista.
Eis 10 alimentos que deve acrescentar à sua dieta se quer incentivar o seu cabelo a crescer.
Alimentos que devem ser incluídos