Para que serve o chá de alfazema Alivia as cólicas do bebê: por sua ação relaxante e antiespasmódica, pode ser utilizado como calmante para aliviar sintomas de cólica em bebês. Combate dores de cabeça: suas propriedades o tornam um aliado natural para combater dores de cabeça e enxaquecas.
Os benefícios da alfavaca, planta usada no preparo de chás
O uso interno do óleo essencial de alfavaca pode causar palpitações, sudorese, tontura e outros efeitos colaterais. A planta não é indicada para pessoas que sofrem de hipertensão.
Alfavaca. A alfavaca é parente do manjericão, mas possui um sabor mais forte que seu primo. É perfeita para carnes assadas e para substituir tabletes de carne industrializados nas receitas (na troca, use algo como duas folhas para cada tablete). O bacana é que assim como o manjericão, você pode plantá-la em casa.
Tipos de manjericão
Colocar a terra bem solta na sementeira ou caixote e semear, colocando afastadas as sementes uns 2 cm entre elas. Cobrir com areia ou terra peneirada, regar de leve e cobrir com plástico para manter a umidade e deixar à sombra.
Uso: A alfavaca fresca entra no preparo de saladas, pizzas, massas, cogumelos, carnes, sanduíches e sopas. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco. Pode ser usada no lugar do manjericão.
Desidratar as folhas e estocar na cozinha é muito simples: basta colher alguns ramos e colocar à sombra sobre uma superfície limpa. Com o passar do tempo ele perde a água e muda a cor da folha para um verde menos intenso.
Como cultivar: mantenha a terra sempre úmida para incentivar a germinação das sementes. O vaso deve estar em ambiente com sol pelo menos 4 horas por dia.
Para fazer mudas, consiga uma rama com o caule já maduro (lignificado), que de preferência já tenha passado pela floração. Enraízam bem na areia, em uma estufa com alguma ventilação (usei um garrafão de água com alguns furos), quando podem ser levados para canteiro definitivo.
Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaço, depressão, enxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febre; combate a acne; ativa o sistema imunológico; desinflama aftas; possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes; ...
Como consumir As partes usadas do manjericão são suas folhas e caules, para tempero de omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos, saladas, sopas, recheios, como ingrediente principal em molho típico italiano, bem como em doces e licores.
Existe pouca informação sobre a dosagem segura ou eficaz do manjericão. Normalmente é usado 10 a 20 ml de suco de folhas frescas de manjericão uma vez ao dia ou chás com a infusão de 2 gramas de manjericão fresco ou erva seca em água fervente duas vezes ao dia.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.
Chá de manjericão: Benefícios
Travesseiros infantis deve ter erva-doce, camomila ou macela. Seguem mais opções de ervas: ALECRIM – Indicado para: dores de cabeça, ansiedade, stress e afasta os pesadelos. ALFAZEMA – (Lavanda) – Indicado para: insônia, palpitação, tensão nervosa, bronquite e ronco.
Chá de manjericão O chá de majerição pode ser feito com 500 ml de água fervida e duas colheres de sopa das folhas da planta.
Conhecido como símbolo do amor e da coragem, o manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor. O escalda pés com folhas de manjericão acalma e afasta a raiva. ... Chamado de 'Erva da Harmonia', por agir como pacificador e integrador, o escalda pés com folhas de manjericão acalma e afasta a raiva.
Portanto, seria mais para dar uma revigorada do que acalmada. Por outro lado, o manjericão, antisséptico e antibactericida, relaxa e acalma, tonificando os nervos, aliviando os sintomas de cabeça pesada e descongestionando. Além disso, por experiência própria, posso afirmar que é só fazê-lo que o sono vem rapidamente!
É muito usado em todas as giras da umbanda brasileira, onde sempre se tem um ramo de manjericão para benzimentos e descargas. Simbolicamente, o manjericão é um apaziguador do espírito atuando na dissolução de energias pesadas, nas raivas, nos descontroles emocionais e na “abertura do véu”.
Manjericão, manjerona… É um simpático e gastronômico Ocimum, gênero botânico da família Lamiaceae, mais conhecido como manjericão de folha larga ou manjerona. ... Sua origem é lá pelos lados da Ásia ou África, mas inegavelmente no mediterrâneo ela reina, usada desde a antiguidade pelos gregos e romanos.