EQST

Qual A Funço Da Bilirrubina No Organismo?

Qual a funço da bilirrubina no organismo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a função da bilirrubina no organismo?

Sua ação se dá principalmente no intestino onde esta secreção tem a função de emulsificar gorduras, quebrando a complexidade das moléculas em moléculas mais simples e mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo. Ela é formada por sais biliares, gorduras, água, ácidos e por pigmentos.

O que é bilirrubina direta e indireta?

Bilirrubina direta (ou conjugada): quando a bilirrubina indireta chega ao fígado é excretada na forma de bile, constituindo um dos pigmentos biliares. Essa substância então retorna à corrente sanguínea para ser excretada nas fezes.

O que é bilirrubina e para que serve?

O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos.

O que é pigmentos biliares ausente?

Nos casos de icterícia por hemólise o pigmento biliar estará ausente na urina. Nas icterícias por obstrução biliar, de longa duração, níveis aumentados de bilirrubina direta podem ser encontrados no soro sem aparecer na urina. Nesta situação, os pigmentos encontram-se ligados a proteínas séricas, sobretudo albumina.

Qual a diferença entre ausente e negativo no exame de urina?

Ausente no exame de urina significa que o referido item não foi encontrado. Equivale a ser negativo para... Exemplo: hemácias - ausente. Porque não foram encontradas hemácias (muito raro).

Como saber se o exame de urina está normal?

Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:

  1. pH: 5,5 e 7,5;
  2. Densidade: de 1,005 a 1,030.
  3. Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.