O antraz e os seres humanos são velhos conhecidos. A bactéria, que provoca feridas negras como o carvão (daí o nome "anthracis", que significa carvão em grego), é uma das doenças de animais mais antigas já registradas. Sua estréia na história começa na Bíblia, onde a doença aparece como a sexta praga do Egito.
O antraz é uma toxiinfecção causada pelo Bacillus anthracis, bactéria do solo e da vegetação. É uma doença comum entre animais, como gado bovino, camelos, ovelhas, antílopes, cães e cabras e é adquirido por eles por meio de sua alimentação.
Os humanos podem contrair antrax por três vias: Por ingestão de comida contaminada, resultando numa infecção gastrointestinal (antraxgastrointestinal). Este tipo de contaminação não é normalmente considerado uma ameaça para as forças militares.
anthracis tem forma de bastonete e é Gram-positiva. É anaeróbico facultativo e agente patogénico obrigatório. Cada célula tem entre 1-6 micrómetros de comprimento. A bactéria produz endósporos que repousam no solo e podem permanecer décadas no estado dormente.
São bactérias com forma de bastonetes, Gram-positivas, obrigatoriamente ou facultativamente aeróbias, catalase positivas, produtoras de endósporos (esporos internos à bactéria) e de muitas enzimas, algumas tóxicas.
Os principais gases usados na Primeira Guerra foram o gás de cloro, o gás mostarda e o gás fosgênio. Tanto os países-membros da Tríplice Aliança, como a Alemanha, quanto aqueles que compunham a Tríplice Entente, como a Inglaterra, valeram-se do uso desses gases contra os seus adversários.
Mas foi na Primeira Guerra Mundial que as armas químicas foram usadas em larga escala. ... Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, os nazistas usaram o Zyklon B e o gás cianídrico no extermínio de judeus.
Principais Gases Tóxicos
Gases asfixiantes químicos São classificados como asfixiantes químicos o monóxido de carbono, sulfeto de hidrogênio, cianeto e gás sulfídrico, que, apesar de inodoro, pode matar em poucas horas.
As principais causas do aquecimento global são:
Estamos falando do oxigênio, do gás carbônico e do nitrogênio. Esses gases são invisíveis e inodoros, isto é, não tem cheiro. A presença de oxigênio (O2) no ar é fundamental para os seres vivos. O oxigênio é o gás que utilizamos para respirar.