A função do antiparasitário é deter e prevenir a infestação de parasitas como as pulgas e os carrapatos, por exemplo. Administrado de forma medicamentosa, evita que os animais de estimação e os de produção agropecuária desenvolvam doenças graves.
Os principais remédios utilizados e sua ação para cada tipo dos vermes mais comuns, são:
Princípio Ativo: ivermectina
A Ivermectina é um fármaco que paralisa os músculos do corpo do helminto e possui efeito sobre o músculo faríngeo, impedindo a alimentação pelo mesmo (GEARY, 2005). O Mebendazol inibe de forma seletiva e irreversível a absorção de glicose e geram imobilidade, paralisia motora e morte dos nematoides (VINAUD, 2007).
Assim como o albendazol, o mebendazol também é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. O seu espectro de ação é semelhante ao do albendazol, porém com algumas restrições, como a falta de ação eficaz contra Strongyloides stercoralis.
Tomei albendazol. Qual vitamina tomo após? Não é preciso tomar vitaminas após tratar vermes. De preferência às vitaminas de frutas e verduras, que vêm na dose certa, acompanhadas de fibras e sais minerais , e não a comprimidos.
400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) 1 vez por dia por 5 dias para adultos e crianças acima de 2 anos.
É melhor ingerir albendazol comprimido mastigável na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com seu médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.