Os poluentes ficam retidos nas baixas altitudes. Vejamos mais a respeito do fenômeno da inversão térmica: O que geralmente acontece é que o ar mais próximo da camada terrestre é mais quente, e conforme vai se afastando da camada terrestre, ele se torna mais frio.
Problemas ambientais A poluição do ar pode afetar patrimônios culturais, em decorrência das chuvas ácidas. Elas causam a corrosão gradativamente dos monumentos. Outro efeito é sob a camada de ozônio. Naturalmente, essa camada protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.
A utilização de termoelétricas, carros altamente poluentes, bovinoculturas e outros processos industriais geram bastante gases que poluem o ar.
Substâncias poluentes mais agressivas ao ser humano
Esta rede, ligada a uma central de computadores através do sistema de telemetria, registra ininterruptamente as concentrações dos poluentes na atmosfera. Estes dados são processados com base nas médias estabelecidas por padrões legais e são disponibilizados de hora em hora na internet.
A qualidade do ar de uma área ou região é determinada através de avaliações de poluentes atmosféricos, que são comparados com os padrões de concentrações de poluentes estabelecidos na legislação ambiental.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem. ... Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo.