Abra o ficheiro de configuração O primeiro passo para configurar o DNS no Linux é fazer a abertura do ficheiro de configuração. Para isso, é preciso digitar o seguinte endereço: $ sudo vi /etc/resolv. conf.
Mudar o DNS no Ubuntu Acesse "Configurações" na sua instalação do Ubuntu e depois siga para "Rede". Quando as configurações de rede abrirem, você provavelmente verá uma lista de redes disponíveis e aquela a qual você está conectado. Clique no botão de configuração ao lado do nome daquela à qual você está conectado.
Como Alterar os Servidores de DNS no Debian conf que poderá ser encontrado no diretório /etc. Abra-o com seu editor preferido (eu vou de vi). Você poderá configurar quantos nameservers desejar, eu recomendo dois serviços, Google DNS e 1.
Abra a parte de Conexões de Rede para definir as configurações de rede no Ubuntu. Vá em "Sistema", "Preferências" e escolha "Conexões de Rede". Na aba "Com Fio", clique em "Auto eth0" e selecione “Editar". Clique em "Configurações de IPV4" (IPV4 Settings).
Configurar uma rede Linux via terminal
em vez de. O Ubuntu usa o gerenciador de rede em vez do modelo tradicional de rede Linux. então você deve reiniciar o network-manager serviço em vez do network serviço. Ou use ifup / down .
Para isto, siga os passos abaixo:
IFCONFIG. Este comando é utilizado para listar, configurar e controlar informações sobre parâmetros TCP/IP de uma interface de rede. Ele é utilizado para realizar a configuração de um endereço IP e máscara de rede em uma interface de rede, visualizar as interfaces do host e habilitar ou desabilitar a interface.
Feito isso pressione as teclas ctrl+o para salvar e ctrl+x para sair, pronto você já configurou a sua placa de rede, depois disso digite ifdown eth0 para desabilitar e ifup eth0 para habilitar a placa de rede. Pronto agora você já pode acessar a internet que a sua placa de rede está configurada.
Vá no menu Editar e em Preferencias. Nesta tela clique na aba Avançado, depois na aba Rede e no botão Configurar conexão. Selecione a opção Configuração manual de proxy, digite os números como na imagem. Marque a caixa Usar este proxy para todos os protocolos.
Configuração de rede no CentOS
Para configurar e ver as respetivas configurações de rede o utilizador tem no CentOS 7 vários comandos tais como ip, ifconfig, nmtui, nmcli ou route. A forma mais simples de configurar a rede e o nome da máquina é usando o comando nmtui.
A primeira coisa que fiz foi procurar nos repositórios oficiais do CentOS 7 o comando ifconfig, para ver o que ele me retornava. Fazendo uma simples pesquisa com o comando yum search ifconfig obtive a informação do pacote net-tools. Realizando a instalação do mesmo.
Desativando/Ativando o Firewall no Linux CentOS 7
Como desativar o SELinux permanentemente
Faça o login em Linux como usuário root. Type " iptables- F" no prompt de comando sem as aspas. Digite " iptables- X" no prompt de comando sem as aspas. Type " iptables -t nat -F" no prompt de comando sem as aspas.
Desative o firewall , digitando " sudo ufw disable " e pressione " Enter". Se for solicitado novamente , digite a senha de root . Repita o passo 2 para confirmar que o firewall está desativado.
4 respostas
O processo de ativação do firewall no Ubuntu pode ser feito rapidamente através do Terminal. Dessa forma, acesse o menu de aplicativos, digite “Terminal” e, assim que a janela de comando estiver aberta, insira “sudo ufw enable”. Isso já faz com que o mecanismo de defesa seja ativado.
O Ubuntu possui uma aplicação que facilita a instalação de firewall, o UFW (Uncomplicated Firewall). Esta ferramenta vem instalada por padrão na versão 18.
Escrevendo um script de firewall
Para criar uma regra geral do sistema ou configurar uma existente, siga estas instruções:
# iptables -t FILTER -A INPUT -d 192.
Modo de usar
IPTables é o nome da ferramenta da interface do usuário, que permite a criação de regras de firewall e Nat. O nome IPTables é frequentemente utilizado como referência ao conjunto completos de funcionalidades do Netfilter.