Anatomia do dorso: visão geral. O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.
A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, é uma estrutura óssea que existe nos animais vertebrados. Sua principal função é proteger a medula espinal, que faz parte do sistema nervoso central.
Confira abaixo os principais:
As dorsais oceânicas ou dorsais meso-oceânicas são feições do relevo submarino que apresentam elevações abruptas em altitudes muito superiores ao seu relevo circundante, formando verdadeiras cadeias de montanhas submersas.
Uma dorsal oceânica forma-se a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas, gerando uma área de elevação magmática e de produção de rochas. Uma dorsal oceânica é uma espécie de forma de relevo submarino que se forma a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas.
No Atlântico Norte, a formação da dorsal Meso-atlântica deve-se ao deslocamento das placas tectônicas Norteamericana e Euroasiática. Já na parte do Atlântico Sul, é formada pela placa Sul-Americana e a placa Africana.
As Cordilheiras Oceânicas são feições longas e contínuas, fraturadas, com escarpamentos ladeados pelas planícies abissais. Esse sistema ocorre em todos os oceanos com uma extensão total superior a 70.
As fossas oceânicas são grandes depressões que se formaram em consequência dos movimentos convergentes das placas tectônicas (encontro entre diferentes placas). Nessas regiões há uma grande pressão atmosférica, pouca quantidade de vegetais, ausência total de luz e baixas temperaturas.
cadeia meso-oceânica Elevações topográficas do fundo do mar com um rift valley central que se estende no meio dos oceanos (Oceano Atlântico, Oceano Índico,..) ao longo das bordas de duas placas divergentes onde está se formando crosta oceânica. As cadeias meso-oceânicas tem mais de 50.
A Cadeia Dorsal Mesoatlântica é cordilheira submarina que se estende sob o Oceano Atlântico, e o Oceano Ártico, desde a latitude 54ºS até latitude 87ºN na ilha subantártica de Bouvet, à latitude 54ºS.
O que há em comum ou de diferente entre as cordilheiras marinhas (ou dorsais oceânicas) e as ilhas oceânicas? Em comum, há o fato de que ambas possuem a mesma origem: grandes cadeias montanhosas submersas. Porém as ilhas são as porções da cordilheira que emergem no meio dos oceanos.
Dorsal oceânica ou dorsal submarina, dorsal meso-oceânica ou crista média oceânica, é a designação dada, em oceanografia física, às grandes cadeias montanhosas submersas nos oceanos, que resultam do lento afastamento das placas tectónicas. Saiba mais aqui!
Esta dorsal foi descoberta na década de 1950 por Bruce Heezen e Marie Tharp. Essa descoberta levou à formulação da teoria de expansão do fundo oceânico e à aceitação da teoria de deriva continental de Alfred Wegener.
A DORSAL MESO ATLÂNTICA , que está entre o continente africano e o americano, formado a partir da dinâmica entre esses dois continentes.
Orogênese é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, e pode ter duas configurações: convergente, quando duas placas se chocam; e divergente, quando duas placas se afastam.
Resposta: Explicação: A relação entre dorsais mesoceânicas e os limites divergentes das placas tectônicas está no limite de tensão tectônica, que dá origem as formações geológicas das dorsais mesoceânicas.
As placas têm uma espessura média de 30 a 40 km, sendo mais fina sob os oceanos – onde o material rochoso é mais denso – e mais espessa nos continentes, onde as rochas são menos densas. Os limites entre as placas se caracterizam como zonas de grande atividade sísmica e vulcânica.
É correto afirmar que o limite relacionado às cordilheiras meso-oceânicas é o: Alternativas: a) tangencial.
Na teoria da tectónica de placas, a parte mais exterior da Terra é composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto.
Resposta: Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.