Mas o tempo da Graça remete-se à salvação e não a uma instituição religiosa tradicional cerimonial de usos e costumes e regras eclesiásticas com tabus pré concebidos feito por homens.
A graça conduz à reconciliação (paz) com Deus e também à reconciliação (paz) entre os seres humanos. Uma vez que pessoas e povos inimigos sejam reconciliados com Deus em Cristo, é possível que tais pessoas e povos vivam em harmonia (paz) uns com os outros.
Shalom é uma palavra hebraica que significa paz, harmonia, integridade, da prosperidade, bem-estar e tranquilidade e pode ser usado idiomaticamente para significar tanto Olá e adeus.
Resumidamente, a cultura de paz diz respeito a uma visão de mundo que privilegia o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.
Construir uma cultura da paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade.
A cultura de paz é definida como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito pleno à vida e na promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, propiciando o fomento da paz entre as pessoas, os grupos e as nações (Declaração sobre uma Cultura de Paz, ...
São eles: colocar-se no lugar do outro; promover o diálogo e a amizade; valorizar o que cada pessoa tem de positivo; administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça; não responder a violência com violência; interessar-se pela comunidade; ajudar ao próximo; cultivar a ...
Cultura da paz: como promover nas escolas?
O conceito de cultura de paz pode parecer um tanto abstrato quando pensado isoladamente, mas o professor Nei Alberto Sales Filho, coordenador do Núcleo de Educação para Paz (NEP) explica os critérios que abrange: “A cultura de paz é basicamente tudo aquilo que é feito, independente do lugar, para se opor à noção de ...
De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo. ... Hoje há mais de 14 guerras e conflitos armados em andamento.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento ...
De acordo com a UNESCO, a cultura de paz tem como base oito pilares:
A ONU definiu cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz , em 13 de setembro de 1999, da seguinte maneira: ... “ Cultura de paz é uma cultura que promove a diversidade pacífica.
O que Cultura de Paz tem a ver com Saúde? A própria concepção de saúde é uma manifestação da cultura de paz. Segundo a OMS, a saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença (OMS, 1946).
Tendo como uma das principais estratégias a articulação intra e intersetorial e a participação em espaços colegiados de discussão técnica para a promoção da cultura de paz, prevenção de violências e acidentes e atenção às pessoas em situação de violência. ...