Toda vez que uma criança juntar 10 cubinhos, ela deve trocar os 10 cubinhos por uma barra. E aí ela tem direito de jogar novamente. Da mesma maneira, quando tiver 10 barrinhas, pode trocar as 10 barrinhas por uma placa e então jogar novamente. O jogo termina, por exemplo, quando algum aluno consegue formar duas placas.
O material dourado é confeccionado em madeira ou eva, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.
Para sabermos o valor posicional de um algarismo, utilizamos as ordens e classes, que se encontram no quadro de ordens, que é também chamado de QVL (Quadro valor de lugar). Esse quadro de ordem foi até a classe dos milhares.
Como fazer: Na maior dimensão (96 cm) de uma folha de papel madeira, marque, em cima e embaixo, a cada 24 cm. Ligue essas marcações com retas (ver figura abaixo), que indicam onde a folha deve ser recortada, dividindo- a em 4 pedaços. Utilize um desses pedaços (24 cm x 66 cm) para construir o QVL.
O valor relativo ou posicional de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo: O algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900. Algarismos iguais podem formar números distintos.
Verificado por especialistas. O número 123 decomposto é formado por 100 + 20 + 3; o algarismo "3" está na posição das unidades. Esta é uma questão sobre a forma de escrever os números. Cada algarismo de um número possui um valor que é determinado pela posição que ele ocupa dentro da escrita do número.
Podemos afirmar que, nessa borracha, o valor posicional de 5 é 0,05 (cinco centavos em reais).
362 tem 2 na primeira ordem, 6 na segunda ordem e 3 na terceira ordem.