Como ver se está na malha fina do IRPF Após o acesso, informe seu CPF, código de acesso e senha. No menu à esquerda, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Dentro do quadro “Processamento”, acesse “Pendências de Malha”. Será informado se houver alguma pendência.
Quando você cai na malha-fina, você fica sem receber a restituição até que envie uma retificação à Receita esclarecendo os erros na declaração ou apresente os documentos que comprovem a veracidade da sua declaração. Ou seja: quem caiu na malha fina neste ano não vai receber a restituição.
Como recorrer da multa da malha fina Se encontrar alguma pendência ao acessar o portal e perceber que errou na hora de declarar, digitando algum dado errado ou por falta de informação de documentos, você pode corrigir o erro enviando uma declaração retificadora, no próprio programa da declaração original.
A multa é de 150% sobre o imposto devido e pode chegar a 225% se você ignorar o chamado do fisco. Se o valor não for pago, você fica com o nome sujo e, em casos de fraude, pode responder por crime tributário e até falsificação de documentos.
Para isso, basta incluir a informação correta da mesma forma que você incluiria os dados na declaração original. Feito isso, se houver imposto devido, a punição que você pode ter é uma multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor do IR devido.
Multa por atraso pode ser descontada da restituição Mesmo quem tem direito à restituição será obrigado a pagar uma multa salgada se atrasar a entrega da declaração. Nesse caso, a restituição poderá ser usada para abater o valor da multa por atraso caso o contribuinte não faça o pagamento da multa no momento da entrega.
Deve-se primeiramente imprimir e preencher o formulário de cancelamento. Feito isto deve-se agendar uma visita ao posto de atendimento da Receita Federal. no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC).
Você pode retificar uma declaração até cinco anos após a entrega.