A ingestão alimentar diária é calculada pelo valor energético total (VET). É o VET que expressa quantas calorias (em kcal) consumimos no dia. Alimentos e bebidas fornecem a energia (em calorias) que pode ser metabolizada e utilizada pelo corpo. Gorduras fornecem mais calorias que carboidratos e proteínas.
Mas a princípio, a relação entre a ingestão calórica (VET) e o gasto calórico (GET), chamada de balanço calórico, determinará se o paciente vai: ... perder peso (balanço calórico negativo –> VET < GET) manter o peso (balanço calórico nulo –> VET = GEB)
To get é um verbo muito utilizado em inglês, tendo usos e significados muito variados: Principais significados do verbo TO GET: obter, receber, conseguir, buscar, ganhar: Did you get my email?
Cálculos nutricionais individualizados
O cálculo pode ser feito destas formas: identificando o gasto energético basal (GEB), que se trata da energia necessária para manter as atividades vitais, e o gasto energético total (GET), que é a soma do gasto anterior com a energia necessária para a realização de todas as atividades físicas do dia.
A personal ensina uma fórmula para calcular o gasto calórico por minuto dessa atividade. Basta multiplicar: velocidade (em km/h) x peso (kg) x 0,0175. Um indivíduo de 78 kg, por exemplo, correndo a uma velocidade de 8 km/h, gasta 10,92 calorias por minuto (8 x 78 x 0,0175).
O gasto energético total (GET), corresponde à energia gasta por um indivíduo em 24 h. Resulta da somatória dos três componentes principais: o gasto energético basal (GEB) ou gasto energético de repouso (GER), o efeito térmico do alimento ou termogênese induzida pela dieta (TID) e o custo calórico da atividade física.
O GER (gasto energético em repouso) é a energia gasta em condições similares ao gasto energético basal (GEB), que é definido como a taxa mínima de energia gasta em 24 horas, correspondendo à energia gasta para manter o funcionamento normal do organismo, como respiração, circulação sangüínea, conservação da temperatura ...
O gasto energético numa caminhada, que é uma das atividades físicas mais comuns, depende da velocidade (intensidade), da distância percorrida (duração) e do peso corporal da pessoa. Exemplificando: uma pessoa com 90 kg, ao caminhar 8 km, consumirá 432 kcal. Veja a aplicação da fórmula.
O gasto total de energia (em kJ) por um indivíduo pode ser considerado como a soma de três usos corporais de energia: 1 – gasto metabólico de repouso (4,2kJ/kg por hora). 2 – gasto energético para digestão e absorção dos alimentos, correspondente a 10% da energia dos alimentos ingeridos.
O Gasto energético diário é obtido a partir de três elementos básicos: Taxa Metabólica Basal (que na prática é semelhante a Gasto Energético em Repouso ou Gasto Energético Basal), Efeito Térmico da Atividade Física e Efeito Térmico do Alimento. ... Em geral, representa 10 % do gasto energético total (2).
GASTO ENERGÉTICO DIÁRIO (TDEE)
Ele é mais utilizado em UTIs e hospitais para se obter a quantidade exata da dose, uma vez que é mais utilizado em medicamentos injetáveis. Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600.
Você deve multiplicar o seu peso por um valor entre 0,88 e 1,32. Assim, se você pesa 64kg, deverá ingerir de 56 a 84 gramas de proteína por dia. Qualquer valor neste intervalo é válido.