De acordo com a Receita Federal, construção civil é conceituada como "a construção, a demolição, a reforma, a ampliação de edificação ou qualquer outra benfeitoria agregada ao solo ou ao subsolo".
A palavra “Engenharia” tem origem no latim ingenius (in, “dentro”, genius, divindade que preside a cada um”), que significa "produzir ou gerar talento” ou “qualidade nata".
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos.
Construção civil é um dos principais setores industriais do País. A função da construção civil é ajudar a desenvolver o bem estar da sociedade, preservando o meio ambiente, por meio de obras de engenharia civil nos segmentos de infraestrutura e edificações.
Algumas áreas de atividade da engenharia civil
O arquiteto trabalha mais a parte artística e social da obra, enquanto o engenheiro está voltado para o processo de construção em si.
Enquanto a Engenharia Civil é um curso com foco nas Ciências Exatas, a Arquitetura e Urbanismo é mais voltada para as Ciências Humanas, área do conhecimento fundamental para a atuação do arquiteto. ... Assim, o engenheiro civil se apresenta como uma figura ativa na construção, lidando com a infraestrutura do projeto.
A neurociência é uma especialidade de pós-graduação, e pode ser feita por profissionais de áreas como: