As ilhas fluviais são aquelas que se formam quando uma área é cercada por dois rios ou por dois canais de um mesmo rio, isolando uma área do ambiente ao seu redor.
Esta imagem também abrange a Aldeia Tytema, localizada às margens do rio Araguaia, na porção centro-direita da imagem. A Ilha do Bananal é a maior ilha genuinamente fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de área (1 916 225 hectares), cercada pelos rios Araguaia e Javaés.
Tocantins
A ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo. Ela fica no estado de Tocantins. É cercada pelas águas dos rios Araguaia e Javaés e fica na parte da divisa de Tocantins com Mato Grosso que se estende de Goiás ao Pará. Seu território está dividido em três municípios: Pium, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.
O extrativismo, a agricultura e a pecuária extensiva são as principais atividades econômicas desenvolvidas na área da APA.
O clima tropical quente semiúmido, com temperaturas máximas de 38 °C nos meses de agosto a setembro e mínimas de 22 °C em julho, predomina. Duas estações são nitidamente marcadas na ilha: o inverno, de novembro a abril, em que predominam as chuvas, e o verão, de maio a outubro, na qual ocorre o período da seca.
- É banhada pelas águas de dois rios: Araguaia e Javaés. - O clima na ilha é o tropical úmido. A temperatura média anual é de 28°C. A mínima pode chegar as 21°C no inverno e 38°C no verão.
Na Região Norte, localiza-se a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo; o rio Amazonas, o maior rio do mundo em extensão; a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo; e Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, com 2.
A região Sudeste apresenta os climas semiárido, tropical, tropical de altitude, subtropical, litorâneo úmido e temperado marítimo. O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas de Espírito Santo e Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais e oeste paulista.
No relevo da região Sudeste, destacam-se a planície costeira ou litorânea, os planaltos e as chapadas da bacia do Paraná, os planaltos e as serras do Atlântico Sudeste e Leste (planalto Atlântico) e a depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná.
Com relação aos aspectos naturais, o Centro-Oeste brasileiro apresenta clima tropical semiúmido e úmido, com duas estações bem definidas – uma chuvosa e uma seca. O bioma predominante é o cerrado, mas também há o pantanal e áreas de florestas.