CID10 - K08 - Outros Transtornos Dos Dentes e de Suas Estruturas de Sustentação.
CID 10 K01. 1 Dentes impactados – Doenças CID-10.
CID 10 K08. 1 Perda de dentes devida a acidente, extração ou a doenças periodontais localizadas – Doenças CID-10.
Um dente impactado é aquele que não consegue irromper na cavidade bucal, dentro do tempo esperado, até a sua posição normal na arcada, sendo, portanto patológico e requer tratamento. Os dentes tornam-se frequentemente impactados por fatores locais e sistêmicos.
Dente incluso ou impactado é aquele elemento dentário que, apesar de totalmente desenvolvido, não conseguiu erupcionar no período adequado. Os dentes não erupcionam principalmente devido a falta de espaço na arcada dentária.
Os dentes mais comumente impactados são os terceiros molares maxilares e mandibulares (os “sisos”), pelo fato de serem os últimos a irromper, com consequente falta de espaço para erupção. De forma geral, todo dente incluso/impactado deve ser removido, a menos que a remoção seja contraindicada.
Ou seja, é verificada uma situação em que os tecidos moles ao redor do dente do siso se tornam inflamados devido à erupção do dente. No caso de impactação dentária, o dente do siso pode causar dor de cabeça ou enxaquecas, dores nos maxilares e, por vezes, provocar também dor de ouvido.
Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:
Bochechos com água morna e sal Para diminuir a dor do dente siso, uma receita caseira muito eficaz é a mistura de água morna com sal. A combinação desses ingredientes simples é perfeita para higienizar a boca e aliviar o inchaço que afeta a região gengival.
Em geral, quando o dente siso começa a nascer, o paciente sente um forte incômodo na região. Até então, é normal, uma vez que o dente siso pressiona a gengiva para nascer. O problema ocorre de fato quando a dor permanece após o dente estar aparente.
Mesmo assim, se após a remoção dos pontos o local voltar a doer ou a ter edema até 10 dias depois, é importante procurar o dentista responsável para uma reavaliação de uma possível infecção ou alveolite (infecção do alvéolo, ou seja, do interior do osso onde o dente se encontrava alojado).
5 dicas de como aliviar as dores
Essa inflamação é conhecida como pericoronarite e apresenta os seguintes sintomas:
Após a extração do dente, é fundamental repousar para evitar exposição excessiva ao sol. A média recomendada é de 3 a 4 dias de repouso, no mínimo. Além disso, os momentos de descanso são ideais para evitar a prática de esforço físico intenso.