O número quântico magnético (m ou m1) é aquele que indica a órbita onde os elétrons se encontram: O subnível s possui 1 orbital, que é o orbital (0).
A camada de valência do vanádio não possui três (3) elétrons, mas sim dois (2), porque a camada de valência é a mais externa, e não a mais energética.
Veja que o elétron mais energético se encontra na camada 2, por isso seu número quântico principal é: n = 2.
Você lembra que cada orbital comporta no máxmo 2 elétrons – com spins paralelos. Logo, para esses números quânticos, teremos 6 elétrons que podem o possuir.
Qual dos seguintes conjuntos de números quânticos, citados na ordem n,l,m,s, é impossivel para um elétron num átomo? Possível ! Possível ! Impossível pois o s só tem 1 ortibal , não poderá parar no orbital +1.
Resposta. distribuição eletronica ficaria 1s2 2s2 2p6 3s2 (3p4). Secundário igual a 1 significa que o elétron está no subnivel p.
Dois números quânticos mais conhecidos são o número quântico principal (n) e o secundário ou azimutal (l). O principal indica a camada ou nível de energia (K,L,M,N,O,P,Q) em que o elétron se encontra, indo, respectivamente, de 1 a 7.