Esta estrutura começa a ser formada durante a prófase (1ª fase da mitose), com a migração dos centrossomos para os polos celulares. Antes do início da metáfase, ocorre ainda o rompimento da membrana nuclear, permitindo o contato direto dos microtúbulos que constituem o fuso acromático com o material genético.
centrossomos
Na fase G1, que se inicia após a citocinese de uma divisão anterior, a célula começa a aumentar de tamanho e a duplicar os componentes dispostos no citoplasma. Em G1, também são produzidas moléculas de RNA, que atuarão na síntese de proteínas.
Fase G2, ou pós-sintética, é o intervalo entre a duplicação do DNA, Fase 2, e o início da divisão celular, mitose. Síntese de RNA e proteínas, a célula está apta para sofrer a divisão. Neste período dá-se a sintese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).
Dentro do ciclo celular a interfase é importante porque é o período de preparação das células para a divisão celular, por meio do aumento de seu volume, tamanho e número de organelas.
A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. Nessa fase de intervalo entre meioses/mitoses da célula não só cumpre suas atividades vitais como também reúne condições para se dividir e originar células-filhas.
De forma resumida, na interfase acontece a produção organelas e proteínas; duplicação do material genético, que origina as cromátides irmãs. As cromátides representam um dos filamentos de DNA gerado durante a duplicação.
O crossing-over ocorre durante a prófase I da meiose. Este processo se inicia com o pareamento dos cromossomos homólogos, seguido pela duplicação das cromátides. ... O material genético recortado da cromátide do cromossomo 1 é ligado à cromátide do cromossomo 2, e vice-versa, aumentando o número de combinações de alelos.
Meiose espórica ocorre no ciclo de vida de algas multicelulares e das plantas. O zigoto é diploide e origina um indivíduo diploide, no qual ocorre a meiose, cujo produto vai dar origem a esporos haploides. Estes vão originar indivíduos também haploides que, por mitose, formam gametas.