Uma bacia hidrográfica constitui-se no conjunto de terras delimitadas pelos divisores de água e drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A bacia hidrográfica é considerada a unidade territorial de planejamento e gerenciamento das águas.
A Bacia Hidrográfica, também chamada de Bacia de Drenagem, é uma região caracterizada pela captação de água da chuva que escoam pela chamada “rede de drenagem” (rede hidrográfica), formada pelos cursos de água como riachos, córregos, ribeirões e os rios, seus afluentes e subafluentes.
As quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são as bacias Amazônica, do Tocantins, a Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e a do rio São Francisco que, juntas, cobrem cerca de 80% do território brasileiro. Em Geografia, existe uma classificação para a forma como as águas fluem dentro de uma bacia.
A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil. O rio Amazonas é muito plano. ...
O Rio São Francisco
A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, possuindo, assim, um enorme potencial para geração de energia elétrica. ... No Brasil essa bacia abrange 3,8 milhões de quilômetros quadrados, envolvendo sete Estados, são eles: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.
geração de energia elétrica - que é produzida nas chamadas hidrelétricas; irrigação de lavouras agrícolas - neste caso, a água de muitos rios é usada na irrigação de grandes fazendas e pequenas propriedades rurais (agricultura de subsistência);
Sorteie para cada grupo um tema de trabalho, que corresponde a um tipo de uso da água dos rios. Os temas que deverão ser sorteados são sete: 1- pesca e aquicultura; 2- abastecimento; 3- indústria; 4- turismo e lazer; 5- geração de energia; 6- navegação e 7- irrigação.
A baixa qualidade da água nos rios brasileiros é um dos principais problemas enfrentados pelas grandes cidades atualmente. A falta de planejamento e de investimentos no setor de saneamento está “matando” os mananciais brasileiros.
Membro de campanha Mata Atlântica é aqui faz coleta no rio Salgadinho em Maceió. Veja infográfico abaixo (foto: divulgação) A baixa qualidade da água nos rios é um dos principais problemas enfrentados pelas populações das grandes cidades brasileiras.
Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera.
Pesquisa da Ipsos aponta que poluição da água, lixo e aquecimento global também preocupam as pessoas. O desmatamento é a questão ambiental que mais importa para 53% dos brasileiros, segundo a pesquisa Earth Day 2019 da Ipsos, divulgada por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente.