Frutos são estruturas resultantes do amadurecimento do ovário e que surgem após a fecundação. ... Existem, no entanto, alimentos vegetais suculentos que chamamos de fruto, mas que na verdade não o são, biologicamente falando, já que não são oriundos do ovário. Eles são classificados na biologia como pseudofrutos.
Fruta é termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis. ... Fruta é termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis, como banana e uva, mas não é aplicado ao tomate, que é um fruto, mas não é doce. Pseudofruto é estrutura carnosa que não se origina do ovário da flor, mas de outras partes florais, como o caju.
Pseudofruto, ou falso fruto, termo que vem sendo substituído por “fruto acessório”, é um desenvolvimento de um tecido vegetal adjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este se assemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro (que, por definição, é proveniente do desenvolvimento do ovário).
Tem mais depois da publicidade ;) Os frutos podem ser classificados em frutos carnosos e frutos secos. Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados em baga ou drupa.
Por exemplo: o chuchu, a abóbora, a vagem, o pepino, o pimentão, o quiabo e o tomate são popularmente chamados de legumes, mas, na botânica, eles são classificados como frutos.
9 meses
O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão, permitem início de colheita mais precoce (6 meses). O maracujazeiro tem longo período de safra.
Isto pode acontecer quando a flor do maracujá não é fecundada. Ela se abre e cai. Caso a quantidade de flores caídas por planta for grande, deve ser feita a polinização artificial.
Isolado, o maracujazeiro não tem condições de produzir frutos pela falta de disponibilidade de pólen de outra planta de maracujá. ... Pesado e pegajoso, o pólen não é transportado pelo vento. Adubação insuficiente ou falta de água também é causa de queda das flores.