Um hematoma subdural é uma coleção de sangue entre o cérebro e uma membrana que cobre o cérebro, chamada dura-máter. Embora o sangramento não esteja realmente no cérebro, se houver um grande coágulo de sangue, ele pode exercer pressão sobre o cérebro. Isso pode levar a sintomas.
O hematoma subgaleal visto na TC corresponde ao famoso "galo" que pode ser visto por você no local do impacto. Nesse caso, o local da batida na cabeça estaria na região frontal direita, ou seja, na face mais à frente da cabeça, em seu lado direito. Esse é o termo técnico para descrevê-lo na tomografia.
O primeiro tratamento é aplicar gelo no local do trauma, logo após o choque, durante 5 minutos em intervalos de uma hora. A maioria dos casos o hematoma reverte-se espontaneamente.
No entanto, na equimose ocorre rompimento de vasos sanguíneos mais superficiais da pele, já no hematoma ocorre ruptura de vasos mais profundos, podendo atingir músculos e camadas mais internas, além de formar uma saliência no local e causar dor.
Quando a marca da mordida ou do chupão está na pele há mais de um dia, você pode tentar fazer compressas mornas na região, para ajudar a desmanchar os coágulos que deixam a pele com a coloração típica. Esquente água e, quando ela estiver morna, molhe uma pequena toalha e deixe no local afetado por cerca de 20 minutos.