Sulco intertubercular (bicipital): Se localiza entre os tubérculos e contém o tendão da cabeça longa do bíceps.
Esses tubérculos destinados à inserção de músculos estão separados pelo sulco intertubercular que se prolonga em direção à diáfise. Na diáfise ou corpo do úmero encontramos a crista tubercular maior (abaixo do tubérculo maior) e a crista tubercular menor (abaixo do tubérculo menor).
No ombro, a cabeça longa do bíceps (também chamado de bíceps proximal) se origina da parte superior da glenoide, no lábio superior. Ele faz uma curvatura acentuada e passa por um sulco no osso úmero, chamado de goteira bicipital.
Músculos que envolvem o úmero
É onde se localiza o tendão comum que origina os músculos palmares antebraquiais superficiais, que são o pronador redondo, o flexor radial do carpo, o palmar longo, o flexor ulnar do carpo e o flexor superficial dos dedos. O epicôndilo ainda dá inserção ao ligamento colateral ulnar da articulação do cotovelo.
Ele é o maior osso do membro superior e articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna, no cotovelo. Na sua parte proximal, há a cabeça do úmero, que se articula com a cavidade glenoidal.
Úmero: osso do braço Na anatomia do membro superior, o úmero é o maior osso. ... Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio.
A extremidade distal do úmero é expandida lateral e medialmente, e ela participa da articulação do cotovelo. A tróclea (superfície articular medial) ajusta-se a incisura troclear da ulna, que gira sobre essa roldana quando o cotovelo é fletido.
A principal função do membro superior está relacionada à movimentação da mão, permitindo a elaboração de movimentos altamente complexos e delicados. O membro superior está ligado ao esqueleto axial por ossos que constituem o cíngulo do membro superior ou cintura escapular.
É o osso lateral do antebraço . É o mais curto dos dois ossos do antibraço. Articula-se proximalmente ao úmero e a ulna e se encontra com o carpo . Ajuda na articulaçao do braço , junto com a ulna.
O rádio é o osso do antebraço, é o mais curto dos dois ossos do antebraço. ... Se estende anatomicamente na parte lateral do antebraço, indo do cotovelo até ao lado do punho onde se encontra o carpo. Proximalmente articula-se com o úmero no capítulo deste, distalmente com o carpo e medialmente com a ulna.
O úmero tem como função dar sustentabilidade ao antebraço e ligar o cotovelo ao ombro.
Geralmente, em cerca de quatro a seis semanas, o osso já está plenamente consolidado, iniciando-se a etapa de reabilitação mediante sessões de fisioterapia que visam devolver mobilidade, amplitude de movimentos e força.
O tratamento não cirúrgico, ou conservador, é feito com a imobilização do ombro, através do uso de uma tipóia. O tempo de uso da tipóia é variável e depende da cicatrização óssea (consolidação) que será avaliada através de radiografias seriadas.
Na maioria dos casos, o osso quebrado não rompe a pele que fica sobre o local da fratura. Muitas vezes, o tratamento desse tipo de fratura consiste em colocar o braço lesado em uma tipoia até que o osso fique suficientemente consolidado para permitir o movimento do ombro.
Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar. Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.
Fraturas simples, sem muitos fragmentos costumam ser mais rápidas, com o tempo cirúrgico em torno de 1h, porém o tempo de sala de cirurgia pode ser maior, pois o paciente deve ser anestesiado, posicionado corretamente, se for usar radioscopia esta tb deve ser posicionada e por último a colocação dos campos cirúrgicos.
Durante a operação, os fragmentos do osso são reposicionados para o alinhamento normal, e, em seguida, a clavícula é mantida no lugar por parafusos especiais e/ou placas de metal. Após a cirurgia, o paciente pode perceber um pequeno pedaço de pele sem sensibilidade abaixo da incisão.