Assim, podemos concluir que isolantes são os materiais que possuem grande dificuldade em ceder ou receber elétrons livres. Tal fato ocorre porque na última camada dos átomos que compõem o material, chamada de camada de valência, os elétrons estão fortemente ligados ao átomo.
Isolantes elétricos são aqueles materiais que possuem poucos elétrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos fazendo com que não ocorra choque elétrico. Alguns materiais desta categoria são: Plástico (resinas), Silicone, Borracha, Vidro (cerâmicas), Óleo, Água pura deionizada.
Tipos de Condutores Os materiais condutores elétricos possuem três tipos, os condutores sólidos, os condutores líquidos e os condutores gasosos.
Materiais como cobre, alumínio, ouro e prata são bons condutores. Sais, quando dissolvidos ou fundidos, subdividem-se em partículas eletricamente carregadas que, agora livres, também permitem o movimento de cargas em seu interior. Isolantes não permitem o movimento de cargas elétricas em seu interior.
Tipos de condutores
Estas são as 5 melhores marcas de fios e cabos elétricos do Brasil
Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais