Ela deriva do Latim LEGITIMARE, “tornar legal, tornar acorde com a lei”, de LEGITIMUS, originalmente “aquele que segue a lei”, de LEX, “lei”.
Legitimidade é uma qualidade do poder, enquanto legalidade se refere ao exercício do mesmo. ... O contrário de um poder legítimo é um poder de fato; o contrário de um poder legal é um poder arbitrário" (Norberto Bobbio, Dicionário de Política, V. 2, Editora UNB, Página 674).
Significado de Legitimamente Em que há lealdade: lealmente: legitimamente fiel. Etimologia (origem da palavra legitimamente). Legítimo + mente.
A soberania do povo como fonte para a legitimidade do Estado; 2. A soberania do povo entendida como processo e os entraves postos pela cultura de massa e pela fluidez das decisões; 3. O poder do povo e os filtros necessários ao poder social; 4.
Possui legitimidade passiva aquele que pode assumir o polo passivo do processo, ser réu. Referências bibliográficas: ... Veja mais sobre Legitimidade passiva no DireitoNet.
Dessa forma, uma parte é chamada autora porque se apresenta ao Estado-juiz como detentora do direito que alega, tendo legitimidade ativa para propor a ação – ou seja, iniciar um processo – contra o réu, que por ser aquele que, supostamente, satisfará a pretensão indicada pelo autor, tem legitimidade passiva para tanto ...
“Ninguém, ordinariamente, pode postular em juízo sem a assistência de Advogado, a quem compete, nos termos da lei, o exercício do jus postulandi. A exigência de capacidade postulatória constitui indeclinável pressuposto processual de natureza subjetiva, essencial à válida formação da relação jurídico-processual.
De acordo com o artigo 70, do Código de Processo Civil, "toda pessoa que se encontre no exercício dos seus direitos tem capacidade para estar em juízo". Já os incapazes serão assistidos ou representados por seus pais, curadores ou tutores, na forma que a lei dispuser.