Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)
O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.
-ada ada. Sufixo átono que indica filiação ou descendência (ex.: lusíada; omíada).
O sufixo “-dade” é acrescido a adjetivos para formar substantivos que expressam a idéia de estado, situação ou quantidade.
SufixoEditar Criticaria, patifaria, bruxaria.
Ária: Significa “ela é essencial”, “melodiosa”, “leoa de Deus”, “nobre”. Importa referir que a palavra ária significa “melodia”, do que decorre o sentido de “melodiosa”. ... Outras fontes o apontam como uma variante dos nomes hebraicos Ari e Ariel ou Ariele.
aumentativo
A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Consiste na formação de palavras novas (derivadas) a partir de palavras já existentes na língua (primitivas). Há diferentes tipos de derivação: - Prefixal (ou por prefixação) - ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical.
Exemplos de Substantivos Derivados
Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação. Exemplos de substantivos derivados: ... folhagem (do substantivo primitivo folha) chuvada (do substantivo primitivo chuva)