Conjugações verbais: verbo Dizer Presente: digo, dizes, diz, dizemos, dizeis, dizem. Pretérito perfeito: disse, disseste, disse, dissemos, dissestes, disseram. Pretérito mais-que-perfeito: dissera, disseras, dissera, disséramos, disséreis, disseram.
Conjugação do verbo "dizer"
A forma no infinitivo dizer é frequentemente confundida com a forma disser, conjugada no futuro do subjuntivo: quando eu disser, quando ele disser.
Diziam vem do verbo dizer. O mesmo que: expunham, caracterizavam, aconselhavam, falavam, alegavam, combinavam, narravam, advertiam, ajustavam.
Sou pela implementação do regulamento....ser.
Quando usar pode? Pode é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. Indica uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.
Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.
Em alguns tempos verbais, o radical pod- transforma-se em pud-: eu pude, eles puderam, quando eu puder,... ... Além disso, várias formas verbais são escritas com ss: eu posso, que ele possa, se eles pudessem,..., estando errada sua escrita com ç. O imperativo do verbo poder encontra-se em desuso.
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.
Pôde é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Indica uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.
Significado de Tem substantivo deverbal Ação de ter; ato de receber ou de passar a possuir alguma coisa: ele tem uma casa; a empresa tem muitos funcionários. [Gramática] A grafia têm, com acento, refere-se à forma plural: eles têm uma casa; as empresas têm muitos funcionários.
Receber, obter, alcançar.
Significado de Quê interjeição Que demonstra surpresa, admiração, oposição, falta de paciência: quê? Não é possível! Nunca acreditarei nisso! pronome Pronome que indica algo indeterminado em frases interrogativas, utilizado somente no final ou isolado: ela pensou em quê?
1 significa, tem sentido de. Tem o significado de: 2 quer dizer, refere-se, indica.